
Foto: Divulgação
Após acidente que deixou cerca de sete pessoas feridas na noite desta terça-feira (17), na avenida Buriti, bairro Distrito Industrial, zona Sul de Manaus, o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran) informou que o motorista do micro-ônibus envolvido no ocorrido está com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida desde o dia 13 de março deste ano.
No entanto, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicou a Deliberação 185, que foi referendada pela Resolução 782, interrompendo alguns prazos, como o de renovação da CNH. Pela norma ainda em vigor, todos os condutores com habilitação vencida a partir de 19 de fevereiro, não têm a obrigatoriedade de renová-las de imediato.
Quanto ao micro-ônibus de placa NOL 9157, o Detran informou que veículo está devidamente licenciado e não consta irregularidade no sistema. Informações repassadas por testemunhas à polícia dizem que o motorista disputava um racha com outro micro-ônibus quando o acidente ocorreu.
Em relação a fiscalização de rachas e competições em vias publicas, o Detran disse que “é de suma importância esclarecer que ela não é atribuição única e exclusiva deles”. O IMMU também é responsável por essa fiscalização, pois ela tem relação com as normas de circulação nas vias de trânsito da cidade. “Por fim, é bom lembrar que a exploração desse serviço é uma concessão do Município prevista no Decreto Lei 2639/2013”, completou.
O micro-ônibus estaria em uma disputa quando o motorista perdeu o controle e atingiu outros dois veículos na avenida Buriti. Com o impacto, cerca de sete pessoas precisaram ser encaminhadas para prontos-socorros, sendo uma em estado grave. Os demais receberam atendimento no local, sem necessidade de encaminhamento. A Prefeitura informou que, ao todo, 9 ambulâncias foram deslocadas para prestar o atendimento de urgência. Os agentes de trânsito isolaram a área para que os profissionais do Samu 192 realizassem os primeiros socorros.
Veja mais notícias em Cidade