
Foguetório seria para comemorar aniversário do traficante Mano Kaio, foragido há mais de 2 anos. Foto: Reprodução
Vários fogos foram ouvidos em diversos bairros de Manaus durante a noite deste sábado (22) e o início da madrugada deste domingo (23). E o motivo seria uma suposta comemoração do aniversário do traficante Kaio Wellington Cardoso dos Santos, o Mano Kaio.
Foguetório foi ouvido na Compensa, Raiz, Parque Dez, Zumbi, Nova Cidade, Cachoeirinha, Alvorada, entre outras localidades. Vídeos que circularam nas redes sociais registraram a queima de fogos.
Foguetório
Mano Kaio, ligado à facção criminosa Comando Vermelho (CV) foi condenado a 36 anos de prisão em regime fechado, após ser julgado à revelia em dois processos distintos por homicídio, ano passado. Ele está foragido do sistema prisional do Amazonas há 2 anos e 3 meses.
Suspeito de ter envolvimento em mais de 50 homicídios e de ser uma voz de comando para um dos piores massacres ocorridos no Amazonas, no dia 1º de janeiro de 2017, no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), onde 56 detentos foram mortos, Mano Kaio já foi condenado por pelo menos dois assassinatos, e passa mais tempo fora da prisão do que nela, cumprindo pena.
Foragido
Desde sua última prisão, em maio de 2018, o traficante e homicida perigoso, ficou menos de 8 meses na prisão, após uma força tarefa conseguir deter ele no Rio de Janeiro, para onde teria fugido desde então.
Ele estaria no Rio de Janeiro e ano passado chegou a fazer publicações em redes sociais, fazendo alusão ao crime organizado, posando com armas de grosso calibre, bebidas e num life style de bandido bon vivant. Nas redes, ele usou o nome fake de “neymar.rico”. O perfil foi apagado.
Fuga e processos
Mano Kaio fugiu do Centro de Detenção Provisória Masculino 2 (CDPM 2) no dia 12 de maio de 2018. Ele responde a mais de 13 processos na Justiça por crimes como homicídio, tráfico de drogas, associação criminosa, roubo e roubo majorado.
O traficante foi preso no Rio de Janeiro em agosto de 2017 e, na época, contou que estava montando um novo “bonde” para executar até oito traficantes ex-integrantes do seu bando, pelo motivo de vingança por traição, já que o grupo teria migrado para outra facção criminosa. Seria uma verdadeira chacina realizada nas casas dos mesmos no igarapé do 40.
Ele foi detido em ação conjunta envolvendo policiais civis da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) do Amazonas e Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme) do Rio de Janeiro (RJ), com o apoio de integrantes da Força Nacional. Kaio estava escondido em uma casa no município de Rio das Ostras, na Região dos Lagos.
A ordem judicial foi expedida pelo juiz Mauro Moraes Antony, do Plantão Criminal da Comarca de Manaus. Mano Kaio estava em fuga do sistema prisional do Amazonas desde 2014, já havia sido preso em Fortaleza (CE), e estava foragido no Rio desde abril de 2017.
Mais 18 anos
Um dos julgamentos da Justiça do Amazonas condenou Mano Kaio à pena de 18 anos, em regime fechado, pelo homicídio qualificado praticado contra Sérgio da Silva Ataíde, fato ocorrido em no bairro São Lázaro. Mano Kaio é foragido da justiça e foi julgado à revelia.
O traficante foi condenado também a 18 anos de prisão, pela morte do feirante Rodrigo Brasil Castro, crime ocorrido em março de 2013, na Feira do bairro da Betânia, na avenida Adalberto Vale, zona Sul de Manaus.
Deixe um comentário