
Anac autoriza aviões de grande porte em São Gabriel da Cachoeira, cidade mais indígena do país. Foto: Divulgação/ Prefeitura de São Gabriel da Cachoeira
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou pouso e decolagem de aviões de grande porte em São Gabriel da Cachoeira (a 862.56 km de Manaus, em linha reta), a cidade mais indígena do país. Agora, o município poderá receber aeronaves com capacidade para até 144 passageiros, segundo comunicado da empresa que administra o aeroporto local.
A administração aeroportuária do aeroporto de São Gabriel da Cachoeira (SBUA), representada pela empresa SJLAirport, informou que a Anac expediu a autorização de “operação das aeronaves ATR-72 e JATO EMBRAER 190,195 E 195E2, com capacidade de até 144 passageiros”, nesta sexta-feira (7/8).
Conforme o comunicado, o principal objetivo “é poder entregar a toda a população do município de São Gabriel da Cachoeira a possibilidade de um transporte aéreo mais diversificado, abrindo espaços para novas empresas atuarem na região, assim, com práticas de preços competitivos”.
De acordo com a SJLairport, o aeroporto de São Gabriel da Cachoeira é o primeiro aeródromo da região Norte a conquistar essa autorização. A empresa agradeceu ao prefeito em exercício, Clovis Saldanha, e ao senador Eduardo Braga, “que também contribuiu, junto aos governantes e órgãos reguladores”.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) indicam que, dos 29.017 moradores de São Gabriel, 18.001 são autodeclarados indígenas. O número representa 95%,5 da população da cidade.
LEIA A PORTARIA QUE AUTORIZA VOOS DE GRANDE PORTE EM SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA.
Deixe um comentário