23/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos
Especial Publicitário

O Aedes pode matar. É preciso evitar

Publicado em 22 de julho, 2020

Todos os anos, a população de Manaus é mobilizada a se defender contra um dos maiores vilões da saúde: o Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. Nessa guerra constante, dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) mostram que em comparação com o mesmo período do ano passado, Manaus registrou de janeiro a 10 de julho deste ano um aumento de 12,5% de notificações de dengue (de 1238 para 1393 casos notificados).

Os bairros que mais concentraram casos confirmados de dengue em levantamento realizado este ano são: Petrópolis, Redenção, Compensa, Novo Aleixo e Nova Cidade. Além do bloqueio vetorial e investigação dos casos notificados, a Prefeitura de Manaus tem realizado ações específicas voltadas para os bairros com maior número de casos confirmados, como a busca ativa de focos de Aedes, ações de educação em saúde e o uso de inseticida quando necessário (fumacê).

Mas a ideia é que a população seja cada vez mais vigilante. Além de denunciar possíveis focos do mosquito através do número do Disque Saúde 0800 280 8 280, as pessoas devem fazer em suas casas e locais de trabalho o check-list “10 Minutos contra a dengue”. Prático e rápido, o procedimento consiste em você direcionar 10 minutos de sua semana para observar e eliminar possíveis criadouros do mosquito, evitando assim a proliferação dele.

É preciso ter atenção e eliminar a água parada de vasos de plantas, baldes, garrafas, latas e canudos velhos, tampas, pneus, piscinas sem uso e sem manutenção e brinquedos abandonados em quintal. Dentro de casa, é preciso deixar o vaso sanitário coberto e observar outros possíveis depósitos de água parada nos banheiros. Vale lembrar que plantas de folhas largas e cálice profundo também podem acumular água nas suas estruturas, gerando criadouros.

 

É IMPORTANTE ELIMINAR TODO E QUALQUER RECIPIENTE QUE ACUMULE ÁGUA.

Previna-se e em caso destes sintomas, procure um serviço de saúde:

  • Dores musculares intensas.
  • Febre alta, acima de 38.5 ºC
  • Dor ao movimentar os olhos.
  • Mal estar.
  • Falta de apetite.
  • Dor de cabeça.
  • Manchas vermelhas no corpo.

Lembre-se que em casos mais graves, doenças como a dengue, zika vírus e chikungunya podem até levar à morte. Prevenir é o melhor caminho.

 

Por: Secretaria Municipal de Comunicação

conteúdo de responsabilidade do anunciante

 

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.