05/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Com novas normas, Seap retoma rotina de visitas nas unidades prisionais

Publicado em 06 de julho, 2020

Seap retomou rotina de visitas nas unidades prisionais, mas estabeleceu novas normas. Foto: Divulgação/Seap

Nesta segunda-feira (6/7), a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) retomou a rotina de visitas nas unidades prisionais do estado. Segundo a pasta, a entrada de visitantes nesses locais passa a obedecer a uma série de normas e protocolos de segurança e higienização.

As visitas aos presos estavam suspensas desde o dia 14 de março, por conta da pandemia da Covid-19. O retorno faz parte do quarto ciclo no plano de retomada gradual das atividades, estabelecido pelo Governo do Amazonas.

Visitas

De acordo com a Seap, as visitas passaram a atender recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Após o processo de triagem que acontece na Central de Acolhimento das Famílias, os visitantes são identificados e encaminhados para as respectivas unidades. Na chegada, todos os familiares têm a temperatura aferida e, em seguida, passam pelos procedimentos normais de segurança, como escaneamento corporal e revista.

Durante as visitas também é obrigatório o uso de máscara, além do distanciamento social que deve ser mantido. Todos os espaços onde as visitas são realizadas disponibilizam álcool em gel ou líquido para os familiares e internos, além de passarem por constantes processos de higienização e desinfecção.

Para o diretor do Compaj, Lucas Maceda, a retomada das visitas é importante para trazer estabilidade ao sistema prisional. “Mesmo com todo o esforço da Seap para não deixar os internos sem contato com seus familiares durante a pandemia, como por exemplo a criação da Visita Virtual, nós sabemos que eles necessitam do contato pessoal para que possam se tranquilizar e continuar com o cumprimento de suas penas da melhor forma possível”, disse.

Maceda ressaltou que houve sucesso nas medidas adotadas pela secretaria no controle à Covid-19 nas unidades prisionais do estado. “Com todos os protocolos de segurança adotados desde o início da pandemia até a presente data, a Seap não registrou nas unidades da capital um surto ou um número elevado de infectados pela Covid-19. Isso mostra a eficiência de nossos protocolos”, completou.

A retomada das visitas deve acontecer de forma gradual, e por enquanto os internos que fazem parte do grupo de risco para a Covid-19 não poderão receber visitas presenciais, apenas pelo sistema da ‘Televisita’.

O novo modelo de visita irá funcionar de segunda a sexta-feira, sempre em dois turnos (manhã e tarde). Em casos de dúvidas, familiares podem entrar em contato com o Departamento de Reintegração Social e Capacitação (Deresc), de segunda a sexta, das 8h às 14h, pelo telefone: 3215-2717.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.