04/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Restaurantes e cozinhas populares retomam atividades presenciais de forma responsável

Publicado em 06 de julho, 2020

Restaurantes e cozinhas populares retomam atividades presenciais de forma responsável

Restaurantes e cozinhas populares retomam atividades presenciais de forma responsável. Foto: Divulgação

Os restaurantes populares do Novo Israel e Jorge Teixeira, administrados pelo Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), estão funcionando desde o último dia 15 de junho, seguindo as orientações do plano de reabertura responsável.

Esses equipamentos socioassistenciais são direcionados para promover a segurança alimentar da população em situação de vulnerabilidade nutricional e alimentar, mas devido à pandemia causada pelo novo coronavírus, estavam funcionando como ponto de entrega de alimentos.

Restaurantes e cozinhas

A chefe da Gerência de Segurança Alimentar (Gsan) que integra o Departamento de Proteção Social Básica (DPSB) da Seas, Kalinny Alves, explica que manter o distanciamento social dentro dos estabelecimentos, tanto nas filas quanto nas mesas, respeitando o distanciamento mínimo de um metro e meio, é uma recomendação que vem sendo reforçada no processo de retomada das atividades.

“Existem outros aspectos importantes que estamos reforçando: estamos limitando o número de acesso de pessoas por vez para realizar refeição, demarcando mesas e cadeiras, afixando placas com avisos nas paredes com as instruções de higiene e boas práticas para usuários e colaboradores. Essas recomendações estão expostas numa linguagem simples e didática para que o usuário compreenda o seu papel individual e coletivo no combate ao novo coronavírus”, ressaltou.

Uso obrigatório

Além destes cuidados, a Seas está reforçando o uso obrigatório de máscaras tanto para usuários quanto para os colaboradores nas dependências dos equipamentos.

A lavagem das mãos com água e sabão está sendo assegurada nos locais de entrada e saída dos restaurantes e cozinhas. Todo um trabalho sobre a importância da lavagem frequente das mãos para colaboradores e usuários, nos lavatórios dos estabelecimentos, está sendo realizado pelas equipes da Seas nestes espaços.

Centro e Compensa

Os restaurantes do Centro e da Compensa retomam suas atividades no próximo dia sete de julho. A definição por esta data atende a um pedido das empresas patrocinadoras desses equipamentos, que solicitaram o funcionamento a partir desta data como forma de se preparar melhor para o fluxo de pessoas que procuram o serviço.

Reforço

A gerente de Segurança Alimentar Kaliny Alves explica que a secretaria está solicitando das empresas terceirizadas o reabastecimento de materiais de limpeza e conservação, bem como a manutenção de utilização de equipamentos de proteção individual (EPI´s) para os colaboradores. “Mas nossa preocupação também se estenderá aos ambientes, que serão bastante ventilados, e também para o reforço da limpeza especial com a desinfecção das superfícies mais tocadas, como mesas, cadeiras e maçanetas, após a refeição de cada usuário”, salientou.

Distanciamento social

Tanto nos restaurantes quanto nas cozinhas populares, o distanciamento social nas mesas e cadeiras, demarcando espaços alternados entre bancos disponíveis e bloqueados, está sendo adotado. Conforme a capacidade de cada estabelecimento, o número máximo de usuários presentes será controlado nos estabelecimentos.

Segurança Alimentar

Os restaurantes e cozinhas populares administrados pela Seas foram estruturados para atender a população em situação de vulnerabilidade nutricional e alimentar. Funcionando em áreas estratégicas de Manaus, que registram índices de carência alimentar, os restaurantes são frutos de Parceria Público-privada, enquanto as cozinhas, que servem sopas, são patrocinadas pelo Governo do Amazonas.

Nos restaurantes, as senhas são vendidas ao preço simbólico de R$ 1 no horário das 8h às 13h. O almoço começa a ser servido às 11h e se estende até às 14h, de segunda a sexta-feira.

As cozinhas funcionam de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 13h, para distribuição das senhas e as sopas são servidas no horário das 12h às 14h.

Endereços:

  • Restaurante Popular Centro

Rua Joaquim Nabuco, 847 (antigo prédio do Sine)

  • Restaurante Popular Novo Israel

Rua Bom Jesus, s/n°, entrada do Novo Israel (entre a Delegacia e o CAIC-Novo Israel)

  • Restaurante Popular Compensa

Rua Izaurina Braga, 543, Compensa

  • Restaurante Popular Jorge Teixeira

Rua Cássia Baiana, n°340, próximo à Escola Estadual Vasco Vasques, Jorge Teixeira

Cozinhas

Parque São Pedro

Rua Edwirges, s/n°, antiga Rua Plácido (Invasão da Carbrás), Parque São Pedro

  • Rio Piorini

Alameda Rio Negro, s/n°, esquina com a Rua Amazonas, Rio Piorini

  • Alfredo Nascimento

Rua Marcos Cavalcante, s/n°, esquina com a Rua 2, Alfredo Nascimento

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.