
Hospital investe em inovações contra Covid-19, reduzindo tempo de UTI e internação de 15 para cinco dias
Quatro pacientes receberam alta, em menos de cinco dias, evitando a intubação que está sendo utilizada no combate ao Covid-19. “A intubação orotraqueal exige tempo de, no mínimo, 15 dias. Os pacientes evoluem para traqueostomia. E vão do padrão de vidro fosco para consolidação pulmonar, rabdomiólise, hepatite e encefalite”, diz o diretor-técnico do hospital Samel, médico Daniel Fonseca.
O aparelho alternativo de ventilação foi apresentado, em vídeo, ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, nesta sexta (03/04).
O hospital acaba de testar, agora à noite, um respirador idealizado por técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem do Amazonas (Senai-AM). “O aparelho está na fase final de testes e prometemos que, até segunda-feira, estará pronto para industrialização”, disse Luís Alberto Nicolau, diretor do hospital Samel, onde os testes estão sendo feitos.
Veja teste do respirador:
[KGVID]https://s3.amazonaws.com/img.portalmarcossantos.com.br/wp-content/uploads/2020/04/03183603/samel-respirador.mp4[/KGVID]
Vídeo para ministro
Os diretores e técnicos da Samel enviaram, nesta sexta (03/04), um vídeo explicativo a Mandetta. Luís Alberto, Daniel e os fisioterapeutas Manoel Santana de Amorim e Elton Rico Souza da Silva explicaram a inovação. “A hora é de contribuir”, disse Luís Alberto.
A notícia é excelente, em meio ao vendaval de fatos ruins relacionados à Covid-19. A “ventilação não invasiva” evita a intubação de pacientes. Virou um protocolo na Samel, que pacientes com sinais de insuficiência respiratória vão para o novo sistema.
Tudo começou com a experiência. Dois pacientes deram entrada no hospital, com quadro de Covid-19, e foram intubados pelo método tradicional. “Foram iniciados os protocolos com hidroxicloroquina, nesses pacientes. Foi feita reposição vitamínica, associando azitromicina, entrando com zinco e vitaminas C e D. O que funcionou foi a invenção da equipe de fisioterapia, que agora é padrão para todos os pacientes que entram no hospital com angústia respiratória”, disse Daniel.
“A Ventilação Invasiva é prescrita pela dissipação dos aerossóis, que acaba contaminando toda a equipe. Há seis dias, o hospital conseguiu parar de intubar os pacientes. O tempo médio de permanência ficou em cinco dias. Isso nos dá, dentro dos hospitais, uma rotatividade de leitos muito grande. É algo que toda a rede hospitalar, do Amazonas e do Brasil, não vai conseguir, por causa da intubação orotraqueal”, disse Daniel.
O aparelho não necessita exclusivamente de ventilador, substituindo esse equipamento, de uma forma mais barata e acessível. Os fisioterapeutas Manoel Santana e Elton Rico fizeram a demonstração do funcionamento para Mandetta, muito simples e prático.
As cápsulas, que fazem parte do sistema, são de fabricação também simples. A indústria do Amazonas já está produzindo o equipamento. A da Samel é feita com cano de PVC e plástico.
Veja o vídeo da Samel enviado ao ministro Mandetta:
[KGVID]https://s3.amazonaws.com/img.portalmarcossantos.com.br/wp-content/uploads/2020/04/03183859/samel-sistema-ventilacao.mp4[/KGVID]
Outras inovações

Luís Alberto (esquerda) e Daniel fazem história com inovações, em meio à crise do Coronavírus
A Samel está usando um tecido repelente, da indústria nacional, lavável, que repele o Coronavírus, como roupa dos profissionais de saúde. É um Equipamento de Proteção Individual (EPI) que tem evitado a contaminação desses profissionais no ambiente de trabalho.
“A máscara (face still) foi confeccionada em impressora 3D e tem defendido os profissionais de saúde da Samel, que até agora não sofreram infecção”, disse Daniel.
“Estamos colaborando. Doamos pulmão artificial, traqueia, pontos de gás para testes e consultoria técnica ao Governo do Estado”, disse Luiz Alberto. “Estamos fazendo nossa parte”.
Se isto se provar verdadeiro, arriscam ganhar o Nobel de Medicina
Quero vc parabenizar tida equipe Samel entre outros que fazem parte dessa vitória contra. Coronavirus sou tec de enfermagem nós que escolhemos essa profissão em contribuir em salva vida parabéns a todos
Parabéns! Espero que façam em massa esse equipamento e salve muitas vidas!!
Muito obrigado por seu trabalho..
Com certeza isso é sim uma luz no fim do túnel.
E assim que o Brasil poderá vencer mais este desafio.
Uma esperança se acendeu em mim.