07/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos
Especial Publicitário

Manaus terá mobilização contra o sarampo neste sábado, 14

Publicado em 15 de março, 2020

Se existem protocolos de saúde que estão em nossas mãos, cabe a nós conservá-los: seja por responsabilidade com o nosso bem-estar ou com os demais a nossa volta. A vacinação é um desses procedimentos e pode salvar muitas vidas.

O sarampo é uma doença que podemos evitar. Basta garantir o esquema completo vacinal de uma dose aos 6 meses, uma dose com 1 ano de idade e o reforço aos 15 meses. Duas doses para adultos até 29 anos e uma dose para quem tem de 30 a 59 anos.

A vacina contra o sarampo é a única maneira de prevenir a doença. Por isso, neste sábado, 14/3, a Prefeitura de Manaus dará início a uma grande mobilização, com a intensificação da vacina em 40 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), distribuídas em todas as zonas de Manaus, que estarão abertas para receber a população.

Vale ressaltar que além deste dia, durante todo o ano é possível receber a vacina nas unidades de saúde para a faixa-etária de seis meses a 49 anos. Basta escolher a mais próxima de você, acessando: https://semsa.manaus.am.gov.br/localizacao-das-unidades-de-saude/. São 183 salas de vacina que disponibilizam a dose de forma gratuita em Manaus. Se você tem o cartão de vacinação é importante levá-lo.

Quem ainda não garantiu a imunização ou não completou o esquema vacinal, mantém o risco de transmissão da doença e coloca em cheque a saúde daqueles que ama.

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, altamente contagiosa e afeta, principalmente, crianças. A transmissão ocorre por meio de secreções ao tossir, espirrar ou falar. Crianças desnutridas e menores de 1 ano de idade podem ter complicações mais graves. E vale reforçar: o sarampo é uma doença grave e pode se contraído por pessoas de qualquer idade, podendo causar a morte.

Os sintomas principais são febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido e mal-estar intenso, além de manchas vermelhas no corpo. As complicações pelo sarampo incluem cegueira, diarreia grave, encefalite, infecções no ouvido e infecções respiratórias graves, como pneumonia, podendo levar a óbito.

Além da tríplice viral, que imuniza contra sarampo, caxumba e rubéola, a intensificação, organizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), vai oferecer outras vacinas, incluindo a imunização contra febre amarela e o Papiloma Vírus Humano (HPV), que é o principal causador do câncer de colo de útero.

Não deixe um vírus derrubar você e toda a rede de proteção conquistada com o esforço de todos até aqui. Proteja-se e garanta sua imunidade para o resto da vida!

 

Por: Secretaria Municipal de Comunicação

conteúdo de responsabilidade do anunciante

 

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.