
Escola Estadual Sólon de Lucena. Foto: Cleudilon Passarinho/Divulgação
A rede estadual abriu, nesta quinta-feira (6), o ano letivo para 440 mil alunos. A Escola Estadual Sólon de Lucena, na zona Centro-Sul de Manaus, foi uma das 599 instituições da rede estadual preparadas para receber os estudantes que estão tendo o seu primeiro dia de aula.
Segundo o governo do Amazonas, a escola Sólon de Lucena, que tem 2,8 mil estudantes nos turno matutino, vespertino e noturno, foi uma das mais procuradas por pais e responsáveis durante o período de matrícula.

Eliab Vasconcelos, gestor da Escola Estadual Sólon de Lucena. Foto: Cleudilon Passarinho/Divulgação
Para o gestor Eliab Vasconcelos, a alta procura acontece por inúmeros motivos, que vão desde a localização até o aperfeiçoamento do ensino na unidade, nos últimos anos.
“A Escola Estadual Sólon de Lucena é uma das mais tradicionais do estado, com mais de 110 anos de atuação. Ela se destaca, também, por ser de fácil acesso e contar com 27 salas de aulas nos três turnos. A instituição tem crescido na qualidade de ensino, e o resultado é o número de alunos aprovados nas universidades públicas e privadas, nos últimos três anos”, afirmou.

Chayanne Nogueira, do Grêmio Estudantil da Escola Estadual Sólon de Lucena. Foto: Cleudilon Passarinho/Divulgação
A estudante do 3º ano e presidente do Grêmio Estudantil da escola, Chayanne Nogueira, explicou que o início das aulas já vem sendo trabalhado desde o fim de 2019, com o intuito de auxiliar os estudantes veteranos e novatos que chegam à escola neste período.
“Como parte do grêmio, nós nos preparamos com antecedência e, assim, neste primeiro dia de aula, nós nos dedicamos a receber estes novos alunos, orientá-los quanto a horários e atividades escolares que ocorrem durante o ano, entre outras ações que desenvolvemos no decorrer do ano letivo”, disse Chayanne.
Antes do ano letivo ter início, todo o corpo escolar recebe as atividades da Jornada Pedagógica, na qual as unidades de ensino da rede estadual recebem ações de integração e estudos voltadas aos professores e demais profissionais da Educação. A iniciativa visa fortalecer o processo educativo do Amazonas e ainda preparar a escola para o retorno dos alunos.

Alunos da Escola Estadual Sólon de Lucena. Foto: Cleudilon Passarinho/Divulgação
Calendário
Em 2020, o ano letivo da rede estadual, iniciado nesta nesta quinta, terminará em 14 de dezembro, somando 200 dias letivos, divididos em quatro bimestres. O recesso escolar ocorrerá entre os dias 26 de junho e 5 de julho.
O calendário escolar oficial, divulgado e distribuído para todas as escolas da rede estadual de ensino, instituições parceiras e coordenadorias Distritais de Educação (CDEs) e Regionais de Educação pode ser conferido abaixo:

Calendário Escolar da rede estadual do Amazonas – ano 2020. Foto: Divulgação
Deixe um comentário