Rede estadual abre ano letivo; confira o calendário escolar

Escola Estadual Sólon de Lucena. Foto: Cleudilon Passarinho/Divulgação

A rede estadual abriu, nesta quinta-feira (6), o ano letivo para 440 mil alunos. A Escola Estadual Sólon de Lucena, na zona Centro-Sul de Manaus, foi uma das 599 instituições da rede estadual preparadas para receber os estudantes que estão tendo o seu primeiro dia de aula.

Segundo o governo do Amazonas, a escola Sólon de Lucena, que tem 2,8 mil estudantes nos turno matutino, vespertino e noturno, foi uma das mais procuradas por pais e responsáveis durante o período de matrícula.

Eliab Vasconcelos, gestor da Escola Estadual Sólon de Lucena. Foto: Cleudilon Passarinho/Divulgação

Para o gestor Eliab Vasconcelos, a alta procura acontece por inúmeros motivos, que vão desde a localização até o aperfeiçoamento do ensino na unidade, nos últimos anos.

“A Escola Estadual Sólon de Lucena é uma das mais tradicionais do estado, com mais de 110 anos de atuação. Ela se destaca, também, por ser de fácil acesso e contar com 27 salas de aulas nos três turnos. A instituição tem crescido na qualidade de ensino, e o resultado é o número de alunos aprovados nas universidades públicas e privadas, nos últimos três anos”, afirmou.

Chayanne Nogueira, do Grêmio Estudantil da Escola Estadual Sólon de Lucena. Foto: Cleudilon Passarinho/Divulgação

A estudante do 3º ano e presidente do Grêmio Estudantil da escola, Chayanne Nogueira, explicou que o início das aulas já vem sendo trabalhado desde o fim de 2019, com o intuito de auxiliar os estudantes veteranos e novatos que chegam à escola neste período.

“Como parte do grêmio, nós nos preparamos com antecedência e, assim, neste primeiro dia de aula, nós nos dedicamos a receber estes novos alunos, orientá-los quanto a horários e atividades escolares que ocorrem durante o ano, entre outras ações que desenvolvemos no decorrer do ano letivo”, disse Chayanne.

Antes do ano letivo ter início, todo o corpo escolar recebe as atividades da Jornada Pedagógica, na qual as unidades de ensino da rede estadual recebem ações de integração e estudos voltadas aos professores e demais profissionais da Educação. A iniciativa visa fortalecer o processo educativo do Amazonas e ainda preparar a escola para o retorno dos alunos.

Alunos da Escola Estadual Sólon de Lucena. Foto: Cleudilon Passarinho/Divulgação

Calendário

Em 2020, o ano letivo da rede estadual, iniciado nesta nesta quinta, terminará em 14 de dezembro, somando 200 dias letivos, divididos em quatro bimestres. O recesso escolar ocorrerá entre os dias 26 de junho e 5 de julho.

O calendário escolar oficial, divulgado e distribuído para todas as escolas da rede estadual de ensino, instituições parceiras e coordenadorias Distritais de Educação (CDEs) e Regionais de Educação pode ser conferido abaixo:

Calendário Escolar da rede estadual do Amazonas – ano 2020. Foto: Divulgação

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.