01/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Situação de crianças e adolescentes migrantes nas ruas de Manaus é tema de reunião entre Coij e MPF

Publicado em 27 de janeiro, 2020

Situação de crianças e adolescentes migrantes nas ruas de Manaus é tema de reunião entre Coij e MPF

Situação de crianças e adolescentes migrantes nas ruas de Manaus é tema de reunião entre Coij e MPF. Fotos: Divulgação

A desembargadora Joana dos Santos Meireles, coordenadora da Infância e da Juventude, do Tribunal de Justiça do Amazonas, participou de reunião na sede do Ministério Público Federal (MPF) no Amazonas com o objetivo de discutir políticas públicas para crianças e adolescentes migrantes e refugiados que estão em situação se vulnerabilidade nas ruas de Manaus.

Além da desembargadora, também participaram da reunião a titular do Juizado da Infância e da Juventude Cível da Comarca de Manaus, juíza Rebeca de Mendonça Lima, e o juiz titular da Infância e da Juventude Infracional, Eliezer Fernandes Júnior.

Situação de crianças e adolescentes

Pelo MPF, participou a procuradora federal Michèle Diz Y Gil Corbi, além de Débora Rodrigues, do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA); Juliana Serra e Raquel Casellato, do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR); Débora Nandja e Thiago Garcia, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef); além do chefe da Defensoria Pública da União (DPU), Luís Felipe Cavalcante; da defensora pública Juliana Lopes, da Defensoria Pública do Estado do Amazonas, também participaram do encontro.

Michèle Diz Y Gil Corbi disse que, além de discutir soluções para as crianças que pedem esmolas nos semáforos de Manaus, o objetivo da reunião foi tratar, também, de políticas públicas mais efetivas para que essas crianças tenham acesso à saúde, à educação, à moradia e que tenham seus direitos humanos respeitados.

Direitos

“É preciso que se tratem as questões de políticas públicas e de direitos humanos, para reduzir esse problema que verificamos na cidade, de crianças e adolescentes nas ruas, e que é tão preocupante. Temos de tratar do problema, mas sempre tendo em mente que para que uma pessoa não esteja na rua, ela deve ter acesso a políticas públicas, com um viés de inclusão. É preciso evitar discursos discriminatórios e combater, inclusive, esses discursos, para que essas pessoas sejam efetivamente incluídas e possam sair da rua”, disse a procuradora.

A desembargadora Joana Meireles explicou que solicitou do Ministério Público Federal a reunião na tentativa de ampliar os esforços para solucionar a situação, que ela considera muito preocupante, de crianças e adolescentes pedindo esmolas nas esquinas, sendo necessário verificar as questões relativas à educação e à documentação dessas crianças.

Migração

“A intenção da reunião foi de tratar com os órgãos que estão relacionados ou envolvidos na problemática da migração, em relação às crianças e aos adolescentes, inclusive os indígenas. Temos de saber quais políticas estão sendo implantadas e de que maneira estamos tratando desse problema. É necessário procurarmos, juntos, soluções que possam resolver esses problemas”, disse a desembargadora.

Joana Meireles explicou, ainda, que no Amazonas existem hoje mais de 18 mil pessoas oriundas da Venezuela e, segundo ela, somente a união de esforços por parte dos órgãos envolvidos pode solucionar os inúmeros problemas enfrentados por esses migrantes.

De acordo com a desembargadora, o principais encaminhamentos tirados da reunião na sede do MPF, foram: recomendação aos Conselhos Tutelares para que cumpram a sua atribuição no atendimento de crianças e adolescentes independentemente da nacionalidade, raça, etnia; definição do fluxo de atendimento no Posto de Interiorização e Triagem (Pi-Trig), que funciona na avenida Torquato Tapajós,incluindo a atribuição do Judiciário que passará a compor o espaço, conforme anunciou o presidente da Corte, desembargador Yedo Simões, na semana passada; elaboração de um sumário explicativo sobre a documentação válida para controle e organização de autorização de viagens, entre outoros, e definição de um provimento para os cartórios em relação à emissão de certidão de nascimento de crianças venezuelanas.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.