
A mestranda em Educação Lena Rose Lago Cecílio Farias quer trabalhar com Educação Especial ao concluir o curso. Foto: Eduardo Cavalcante/Divulgação
A Secretaria de Estado de Educação e Desporto, por meio do Centro de Formação Profissional Padre José Anchieta (Cepan) e em parceria com Instituições de Ensino Superior (IES), quer ofertar este ano cerca de 7 mil vagas em Pós-Graduação Lato Sensu, nos cursos de especialização em Educação Especial, Alfabetização e Letramento, Línguas Estrangeira (Inglês e Espanhol), Educação Física e Gestão de Currículo e Práticas Educacionais.
“Pretendemos ofertar ainda cerca de 200 vagas em Pós-Graduação Stricto Sensu nos cursos de mestrado em História, Filosofia, Matemática, Ciências e Matemática, Interdisciplinar em Ciências Humanas, Educação e Ciências na Amazônia, e Regulação de Recursos Hídricos. Todos estes cursos causarão um impacto na qualidade do processo de ensino e aprendizagem nas escolas”, destaca a gerente de Parcerias para a Formação Profissional (GPFP), Adriana Boh.
Como formação inicial, a expectativa de oferta será para o Curso de Licenciatura Intercultural Indígena, com 30 vagas.
Adriana Boh afirma que, ao término dos cursos, os professores podem solicitar um aumento de salário. “Além de contribuir para o desenvolvimento da qualidade dos processos educacionais, cabe aos servidores, ainda, a promoção dos cargos em consonância com o Plano de Cargos e Salários de 2013 (Projeto de Lei 349/201)”, disse.
Balanço 2019
Em 2019, pelo menos 4.200 docentes participam dos cursos de pós-graduação ofertados pela secretaria. A formação continuada de professores, vista como processo permanente de aperfeiçoamento dos saberes necessários da atividade docente, é, hoje, um dos pilares da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), que, além de definir os conhecimentos essenciais que todos os alunos da Educação Básica têm o direito de aprender, prioriza a formação inicial e continuada de professores.
Com isto, dentre os anos de 2018 e 2019, foram ofertadas vagas no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, sendo 2.100 na especialização em Letramento Digital e 2.100 na especialização em Metodologia da Matemática em Educação Básica. Quanto aos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu, foram ofertadas 90 vagas: sendo 30 no mestrado em Educação, 30 em mestrado em Geografia e 30 em mestrado em Letras.
As vagas influenciam diretamente a qualidade de ensino nas salas de aula, transformando o professor em um dos principais atores de intervenção social, por meio da sua profissão. A mestranda em Educação Lena Rose Lago Cecílio Farias, que ingressou no curso em 2018, conta o quanto as expectativas refletem em novas metodologias que podem ser levadas aos alunos.
“Acredito que investir na atualização de conhecimento dos educadores é de fundamental importância para a melhoria da educação, pois influencia diretamente em novas metodologias e em materiais que irão enriquecer as aulas. Isso tudo transforma o dia a dia em sala de aula”, disse.
A docente explica que, após finalizar o curso, deve voltar seu trabalho para a Educação Especial. “Devo finalizar meu curso em 2020 e, a partir daí, pretendo desenvolver minhas atividades para a Educação Especial, de forma a contribuir para o desenvolvimento inclusivo voltado à valorização das diferenças e da diversidade”, conta Lena Rose.
Ensino aprendizagem
Nilton Munhoz, que cursa mestrado em Geografia, aponta que a participação do professor dentro de cursos de pós-graduação e mestrado influencia diretamente no processo de ensino aprendizagem do aluno. “O conhecimento é uma arma muito poderosa, e somente ela pode mudar realidades. Logo, ao proporcionar novas formas de desenvolver as disciplinas com um conteúdo mais rico e significativo, isso se reflete nos resultados obtidos pelos estudantes”, enfatizou.
Porque o Governo está investindo na formação de professores apenas no Estado da Amazônia, por acaso e só lá que precisa de profissionais qualificados?
Ótima iniciativa …gostaria de fazer
Muito bom está bem informado.
Poderiam disponibilizar um link para acessar mais informações? Qual local/locais que será ofertado o curso?
RESPOSTA
Ainda não começou o período de inscrições.
Essas vagas deveriam ser ofertadas a todos o funcionários públicos da educação, pois nem todos os que não exercem a função de professores pararam no tempo. Deveria ser feita uma pesquisa em todas as escola para ser comprovado que muitos serventes, merendeiras, vigias e administrativos estão com nível superior e podem está aproveitando essa oportunidade em fazer mais uma graduação ou pós. Como servidores também tem direito!
Seria viavel ofertar vagas de mestrado para a rede municipal, somos professores e precisamosnos qualificar também.
O que é preciso para participar da pós stricto?
Eu concordo com alguns colegas que em suas postagens falaram sobre o quantos as outras pessoas que não professores da SEDUC , mas são funcionários dessa instituição Educacional sofrem e são excluídos. Como podemos nos qualificar e adquirir mais conhecimentos que não nos oferecem condições. É como se nos não fizéssemos parte da educaçã. Na minha opinião para que a educação caminhe não precisa somente de professores. Se não é deste modo para que admitir administrativos, serventes, meredeiros,.. Sou formada em Letras pela UFAM, e em Ens. Religioso pela UEA e recentemente concluir a Pós-graduação, no entanto me sinto triste por nós deixarem a margem desses cursos não importantes para mim quanto para todos que tem sede de conhecimento. Prendem com muito carinho a respeito desse singelo desabafo.