
Luto oficial por Arlindo Jr. por três dias, em Parintins. Levantador de toadas do Caprichoso e vereador de Manaus, na foto (esquerda), ele abraça o compositor Ronaldo Barbosa, autor de “Pesadelo dos Navegantes”, um dos seus sucessos mais marcantes
O cantor Arlindo Pedro da Silva Jr. será velado a partir das 8h desta segunda (30/12), no Centro de Convenções Vasco Vasques. Arlindo Jr. nasceu dia 20/05/1968 (tinha 51 anos) e faleceu na noite deste domingo, por volta das 22h, no hospital Samel. O sepultamento ocorrerá amanhã (31/12).
Arlindo recebe homenagens dos fãs, como os apresentadores do Caprichoso, Edmundo Oran, e Garantido, Israel Paulaim. Também estão entre eles os prefeitos de Manaus, Arthur Virgílio, e de Parintins, Bi Garcia, que decretaram luto por três dias nas duas cidades. E o governador Wilson Lima, que expressou condolências em Nota Oficial ainda na noite de domingo.
O compositor Zezinho Cardoso, autor de “Vento Norte”, um dos sucessos na voz de Arlindo, divulgou diversos vídeos ao lado dele. Simão Assayag e Ronaldo Barbosa divulgaram a toada “Pra um amigo o sorriso”, feita em homenagem ao cantor. Eles são compositores de “Pesadelo dos Navegantes”, toada mais marcante da carreira do Pop.
“Minha profunda tristeza pela partida de um dos maiores ícones da história do Festival Folclórico de Parintins”, disse Israel Paulaim. “Um dia nos encontraremos no céu para fazermos uma nova roda de toada, alegremente”, acrescentou.
“Somos a tua família. Seremos a tua força”, escreveu Edmundo Oran, diante da notícia do agravamento do estado de saúde de Arlindo. Fã declarado do cantor, Edmundo lembrou o carinho que tinha pelos seus familiares. E também publicou diversos vídeos e fotos ao lado dele, como a da primeira vez que dividiram o palco.
Veja, a seguir, as notas oficiais do Caprichoso, Governo do Amazonas, Prefeitura de Parintins e Amazonastur. E a toada de Simão e Ronaldo para Arlindo:
Arlindo Pedro da Silva Junior
☆ 20/05/1968
† 29/12/2019
Velório: Segunda-feira, 30 de dezembro de 2019.
Local: Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques
Hora: 08h
Nota de pesar Boi Bumbá Caprichoso
A Associação Cultural Boi-Bumbá Caprichoso, em nome do presidente Jender Lobato e do vice Karu Carvalho, comunica que um dos mais importantes artistas da história de nossa agremiação acabou de falecer, Arlindo Júnior. A voz do Festival, a voz de nossa galera, a voz do lindo histórico de amor ao boi Caprichoso silencia neste mundo para cantar no mundo celestial ao lado de tantas outras estrelas azuladas.
Um filme passa por nossas cabeças. Quantas vezes sua voz deu o tom para que a galera explodisse com a toada Pesadelo dos Navegantes na arena do bumbódromo? Quantas vezes seus olhos derramaram lágrimas ao entrar na arena e ver que ali estavam todos os torcedores apenas aguardando o seu sinal, para que pudessem levar o Boi Caprichoso ao título?
Na memória e no coração azulado estamos com os grandes clássicos do Festival em sua voz. É difícil escrever algo sobre alguém que esteve sempre ao nosso lado, contagiado com sua alegria, com sua linda história.
Arlindo é um dos maiores nomes do Festival de Parintins. Chegou na ilha para cantar em um aniversário, aqui se apaixonou, e não quis mais ir embora. Comandou o programa Buteco do Arlindo na Rádio Alvorada, formou sua banda de pagode, foi levantador das primeiras bandas do Boi Caprichoso. Se tornou levantador de toadas e quando o boi precisou dele também acumulou a função de apresentador. Quanto talento! Dois em um!
Arlindo foi o verdadeiro canoeiro do boi Caprichoso. Levou nosso festival para programas nacionais de televisão, foi a grande voz do boi-bumbá em Manaus na Tevelândia, apoiado pelo Movimento Marujada. Arlindo Júnior é a própria história e hoje eterniza sua memória não apenas na constelação azulada, mas no estado do Amazonas, onde foi reconhecimento pelo trabalho e dedicação à cultura popular.
Arlindo, Pop da Selva, como ficou reconhecido, sua canoa segue a atravessar o grande rio acompanhado pelo silêncio da mata. Por aqui enfrentou banzeiros nas ondas dos rios e das correntezas fez os desafios, na tua canoa partes canoeiro, teu corpo está cansado de tantas viagens e tuas mãos estão calejadas do remo a remar. De tantas remadas, porto estava distante e realizas tua última viagem ao descansar.
O presidente do Boi-Bumbá Caprichoso, Jender Lobato decreta neste momento luto de 7 dias pelo falecimento daquele que é o maior ídolo da História do Boi Caprichoso, o Pop da Selva, Arlindo Jr.
Descanse em Paz, Arlindo Jr.
Jender Lobato e Karu Carvalho
Nota de Pesar Governo do Amazonas
O Governo do Amazonas manifesta pesar pela morte do ex-vereador, ex-levantador de toadas e ex-apresentador do boi-bumbá Caprichoso, Arlindo Júnior, ocorrida na noite deste domingo (29/12), em Manaus. Arlindo, conhecido como “Pop da Selva”, lutava contra um câncer desde 2016.
Com mais de 30 anos dedicados ao boi-bumbá, Arlindo Júnior foi um dos principais artistas da cultura amazonense. O cantor se despediu do Bumbódromo em apresentação no Festival Folclórico de Parintins deste ano, emocionando a galera ao som da toada “Pesadelo dos Navegantes”. Em agosto, Arlindo Júnior recebeu a Medalha Ruy Araújo, maior honraria do parlamento estadual, na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM).
Além de ser um expoente da cultura amazonense, Arlindo Júnior também dedicou-se à vida política. Foi vereador de Manaus, dirigente da Fundação Municipal de Eventos e Turismo de Manaus, secretário-executivo de Cultura do Amazonas e secretário de Governo de Parintins.
O governador Wilson Lima expressa condolências aos familiares, amigos e fãs de Arlindo Júnior neste momento de dor e luto.
Nota de pesar Prefeitura de Parintins
Registro com imenso pesar o falecimento ocorrido na noite deste domingo, em Manaus, do meu querido amigo Arlindo Júnior, depois de lutar bravamente contra um câncer.
A demonstração de pesar de muitos é o reconhecimento ao ídolo pelo importante trabalho que fez na cultura do Amazonas, e de um modo especial ao Festival de Parintins.
Arlindo foi o nosso embaixador. Foi um dos maiores propagadores do nosso ritmo, da nossa toada. Interpretava com alma e levantava uma nação. Em Manaus, independente de qualquer função, estava sempre pronto a erguer nossa bandeira, a bandeira do nosso folclore.
Em outubro, no aniversário de Parintins, estivemos juntos em minha residência relembrando um pouco da história recente de nossa terra. Como se fosse uma despedida, participou este ano de vários momentos com a galera que sempre lhe admirava. Participou do Carnailha, cantou no Mercado, no Festival, no buteco, na praça, no curral e ainda tinha tempo de agradecer o dom da vida.
Hoje, choramos juntos a perda de um dos maiores ícones do Festival de Parintins. Um homem que amou nossa cidade, que distribuiu alegria e lutou até o fim.
Em nome de todos os parintinenses, externo a nossa eterna gratidão ao Pop da Selva, decretando três dias de luto oficial no munícipio e pedindo ao nosso Pai que conforte o coração de todos.
Frank Bi Garcia
Prefeito de Parintins
https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=2615924265188715&id=1181638281950661
Nota de Pesar Amazonastur
A Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), por meio da presidente Roselene Medeiros, vem a público manifestar o mais profundo pesar pelo falecimento do ícone do Festival de Parintins e da cultura popular amazonense, o cantor Arlindo Jr., o eterno Pop da Selva. O ex-levantador de toadas e apresentador do Boi Caprichoso faleceu por volta das 22h deste domingo (29/12), no Hospital Samel, em decorrência da batalha contra o câncer.
Entusiasta do turismo amazonense, Arlindo junto da Amazonastur percorreu o mundo promovendo a cultura popular e os roteiros turísticos que atraem milhares de visitantes anualmente para Amazonas.
A presidente Roselene Medeiros se solidariza com todos os familiares, amigos e fãs de Arlindo Jr. neste momento de profunda dor, e reforça os votos de que a família encontre o conforto merecido.
https://www.facebook.com/story.php?story_fbid=1038808866454371&id=517638368571426
Pra um amigo o sorriso
Simão Assayag, Ronaldo Barbosa
Vai, me leva em tuas águas
Quero tua liberdade
Cantarolar para o silêncio
Entoar loas na comunidade
Rolar pedras miúdas sem destino
E contornar as grandes do caminho
Na travessia ser abrigo
No retiro um sorriso
Vou quebrar terras sem rodeios
Agraciar ribeirinhos sem receio
Banhar a Amazônia com flores
Saciar os filhotes, seus amores
Rio Amazonas, quero tua liberdade
Serenando as longas enseadas
E leve em doces águas e revoltas
Quando o vento assobia.
Quero ver o sol te aquecer o dorso
Depois brincar de se esconder de novo
Deste horizonte antigo, o olhar do infinito.
Vou me gabar de ser teu amigo
Rio Amazonas, Rio Amazonas
Amazonas, Amazonas
Rio Amazonas, Rio Amazonas
Amazonas é meu amigo
Deixe um comentário