MAP é convidada para explicar na Aleam os cancelamentos de voos no interior

MAP

Convite foi feito pelo deputado Roberto Cidade. Foto: Evandro Seixas

Presidente da Comissão de Transporte, Trânsito e Mobilidade (CTTM) da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o deputado Roberto Cidade (PV) apresentou um requerimento em que solicita a presença dos novos representantes da MAP Linhas Aéreas para explicar o cancelamento de voos em diversos municípios do Estado.

A Cessão de Tempo vai ser na próxima quarta-feira (27), às 10h, no plenário da Casa, onde os representantes da MAP serão questionados pelos deputados estaduais a dar explicações sobre o assunto.

Desmonte

A empresa atendia nove cidades do Amazonas: Manaus, Parintins, Lábrea, Carauari, São Gabriel da Cachoeira, Barcelos, Tefé, Eirunepé e Coari e, desde que foi adquirida numa transação comercial pela Passaredo Linhas Aéreas, em agosto deste ano, começou uma espécie de desmonte de suas operações no Estado.

Para o deputado Roberto Cidade, é imprescindível essa explicação, uma vez que a empresa é a principal atuante no segmento e a decisão trará transtornos e prejuízos à população. “Recebemos vários questionamentos da população e um pedido de socorro, uma vez que o cancelamento dos voos afeta vários municípios, que ficarão no isolamento e sem alternativas. Tem cidades que pra você chegar de barco, leva cerca de sete dias ou mais. Vamos correr atrás de uma alternativa”, pontuou.

Na justificativa, a empresa alegou mudança na malha viária e problemas operacionais nos aeroportos.

Audiência pública

Há ainda a possibilidade de uma audiência pública com os representantes da empresa, prefeituras, Anac, Infraero e a sociedade.

Denúncia

Quem também denunciou o caso foi o deputado federal Sidney Leite (PSD), em discurso na tribuna da Câmara dos Deputados na última terça-feira (19).

Segundo Leite, com essa decisão pelo menos 537 mil pessoas que residem em nove municípios, que englobam as calhas do Alto Juruá, Médio Solimões, Baixo Amazonas, Purus e Negro, ficarão desassistidas.

“Ou seja, grande parte da população amazonense está no isolamento. Regiões, essas, que uma viagem de barco demora dias para completar o deslocamento até a capital amazonense, por exemplo. Esse transporte é necessário e importante para estas regiões do Amazonas”, disse.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *