02/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

OUTUBRO ROSA Prefeitura reforça alerta sobre câncer de mama e útero

Publicado em 30 de setembro, 2019

Outubro

Foto: Marcio James/Semcom

A programação da Prefeitura de Manaus, alusiva ao Outubro Rosa, vai reforçar o alerta às mulheres sobre o câncer de mama e ao maior compartilhamento das informações dessa doença, que é a primeira causa de câncer nas mulheres no mundo. Na capital amazonense, a campanha chama a atenção, principalmente, para a prevenção do câncer do colo uterino, por ser o que mais atinge as mulheres amazonenses.

A abertura oficial da campanha será no dia 2 de outubro, às 18h, na sede da Subsecretaria Municipal de Políticas Afirmativas das Mulheres, na rua Araxá, s/nº, no conjunto Duque de Caxias, Flores, zona Centro-Sul. Nesta terça-feira (1º), às 17h, haverá panfletagem no cruzamento das avenidas Djalma Batista e João Valério.

As ações do Outubro Rosa 2019 serão coordenadas pelo Fundo Manaus Solidária (FMS), presidido pela primeira-dama do município, Elisabeth Valeiko Ribeiro, e terá a participação das secretarias municipais de Saúde (Semsa), Limpeza (Semulsp), Educação (Semed), Comunicação (Semcom), Infraestrutura (Seminf), de Parcerias e Projetos Estratégicos (Semppe), da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), e Casa Militar, além da Fundação Municipal de Turismo, Cultura e Eventos (Manauscult) e do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans).

Ao longo do mês, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) intensificarão as ações referentes à temática, com abordagem de todos os sujeitos a quem as atividades se destinam: meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, com a vacina contra o HPV; mulheres de 25 a 64, com exames preventivos; e mulheres de 50 a 69, com exames de mamografia; além da população em geral com atividades educativas.

Divulgação

O secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, ressaltou a importância da prevenção e pediu a todos que ajudem na divulgação da necessidade de realização de exames.

“Peço a todos que falem com suas famílias, com seus amigos, seus vizinhos que as mulheres precisam fazer o preventivo e a mamografia, porque infelizmente, aqui na região Norte, a incidência do câncer do colo do útero ainda é muito alta. E por determinação do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, não vamos medir esforços para diminuir estes índices”, informou.

Movimento

Anualmente é celebrado no mês de outubro o movimento denominado “Outubro Rosa” que teve início nos Estados Unidos, na década de 90. No Brasil, a partir de 2002, passou a ser realizado, inclusive dando ênfase também ao câncer do colo do útero, que atualmente é a primeira incidência de câncer nas regiões Norte e Nordeste do país.

No Amazonas, o câncer do colo do útero está à frente do câncer de mama em incidência, sendo causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus humano – HPV (chamados oncogênicos). A infecção genital por esse vírus é muito frequente e, na maioria das vezes, não causa doença. Em alguns casos, ocorrem alterações celulares que poderão evoluir para o câncer. Essas alterações das células são descobertas no exame Papanicolau (conhecido também como preventivo) e são curáveis na quase totalidade dos casos.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.