Novas regras para tirar CNH começam a valer a partir de hoje (16/9)

Mudanças nas regras para tirar a CNH

A principal mudança para tirar a CNH é o fim da obrigatoriedade das aulas no simulador e a redução da carga horária. Foto: Divulgação

Quem for iniciar o processo para tirar a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias A e B a partir desta segunda-feira (16/09) terá menos exigências, com a entrada em vigor da Resolução 778 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada em junho.

A principal mudança é o fim da obrigatoriedade das aulas no simulador e a redução da carga horária das aulas práticas para as categorias A e B. Na categoria B (carro), caiu de 25 para 20 o total de horas-aula práticas para obter a habilitação, e de 5 para 1 as aulas noturnas obrigatórias. Quem quer se habilitar para dirigir moto, na categoria A, vai precisar fazer as mesmas 20 horas-aula da regra anterior, mas apenas uma delas precisará ser à noite; antes eram quatro.

Além dessas mudanças, a resolução tornou facultativa a adoção de aulas no simulador de direção, antes obrigatória. E elas poderão ser feitas ao mesmo tempo em que o candidato toma as lições teóricas, o que pode reduzir o prazo entre o início do processo e a habilitação.

Essas alterações vão trazer resultados práticos e mudanças significativas no dia a dia das pessoas que pretendem tirar a habilitação, principalmente para quem está no meio do processo de habilitação. Segundo o diretor-presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá, o candidato será atingindo diretamente com as novas regras.

“Quem está no meio do processo de habilitação será atingido de forma positiva, uma vez que o candidato que ainda não atingiu as 25 horas-aula, mas já fez 22 horas-aula, estará apto a realizar as provas práticas. O sistema foi todo adequado, juntamente com todo o processo nos Centros de Formação de Condutores (CFCs)”.

 

Uso do simulador

Obrigatória desde 2014, a realização de aulas no simulador agora é facultativa. Para quem optar por manter o treinamento no simulador, o limite será de 5 horas-aula. Elas deverão ser feitas antes das aulas práticas em vias públicas, desde que o Centro de Formação de Condutores (CFC) no qual o aluno estiver cadastrado possua o equipamento, sendo possível ainda o uso compartilhado do simulador pelos CFCs.

 

Carga horária

Com o uso facultativo do simulador, a carga horária prática para obtenção das categorias “A” e “B” será de, no mínimo, 20 horas-aula. Para a Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC) será de no mínimo 5 horas-aula. Já para adição das categorias “A” e “B”, a carga horária do curso prático passa a ser de, no mínimo, 15 horas-aula.

 

Aulas noturnas

No caso das aulas noturnas, a exigência, de acordo com o Contran, será de uma hora-aula prática tanto para a CNH categoria “A” (moto), quanto para a categoria “B” (carro) e ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotores).

Mais facilidade para pilotar a ‘cinquentinha’

A partir do início da vigência da Resolução 778/2019, o Contran também irá suspender durante um ano a exigência de aulas teóricas e práticas para tirar a ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotores), que permite rodar com ciclomotores até 50 cilindradas, as famosas “cinquentinhas”. Será preciso apenas fazer as provas teóricas e práticas.

Depois desse período, o número de aulas cairá de 20 para 5, podendo serem feitas em ciclomotor particular. A expectativa é de que o custo para tirar a habilitação seja reduzido em 15%. A Resolução foi publicada em junho, completando neste dia 16 de setembro os 90 dias previstos para o início de sua vigência.

 

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.