Cães da segurança auxiliam policiais e são adestrados em três idiomas, no Amazonas

Cães

Foto: Carlos Soares/SSP-AM

Eles não usam fardas e nem distintivos, mas com o faro privilegiado e muita destreza, os cães conseguem desenvolver inúmeras tarefas no combate à criminalidade. Seja ajudando policiais a encontrar entorpecentes e armas de fogo, ou realizando o salvamento de pessoas e encontro de cadáveres. Na Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), quatro animais “trilíngues” são especializados no faro de narcóticos e atuam lado a lado com policiais civis e militares em ações estratégicas no Estado.

Os cães Zeus, Hera, Thor e Faro foram adestrados desde muito pequenos para servir à população. Melhores amigos do homem, os cães têm capacidade de percorrer grandes espaços e realizar revistas rapidamente, mostrando-se imprescindíveis à segurança pública.

A cadela Hera, de apenas 3 anos, é especialista em busca e resgate e participou do trabalho de procura por vítimas da tragédia em Brumadinho (MG) no começo deste ano. Hera é multifunção e também participa mensalmente de operações com a missão de encontrar armas e drogas, assim como Zeus, o primeiro cachorro a ser adestrado para trabalhar na Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai).

Filho de Hera e Zeus, Thor é considerado pelos policiais o mais arisco dentre os animais. Ele tem 2 anos é e denominado um cão esclarecedor, pois, durante as ações, sempre vai à frente da tropa e, se encontra um inimigo, por meio de latidos, avisa aos policiais. Thor é treinado também para abater inimigos, se receber o comando do treinador. Já Faro é um animal adestrado para encontrar pessoas desaparecidas, estejam elas vivas ou mortas.

De acordo com investigador Rogério Andrade, que é adestrador de cães e responsável por Zeus, Hera, Thor e Faro, os animais são treinados para receber comandos em português, inglês e alemão. Andrade defende a importância e efetividade do trabalho dos cães e diz que os animais se divertem durante as ações, uma vez que ganham recompensas a cada material ilícito encontrado, o que acaba simbolizando para os animais uma espécie de brincadeira.

“Adestrar cães é um trabalho diário que começa muito cedo, mas é efetivo. Eles participam sempre de operações e encontram drogas, armas, pessoas desaparecidas. Então o treino com eles precisa ser diário, até porque são cães atletas, que estão acostumados com uma rotina cheia de exercícios”, informou.

Nova integrante

O investigador disse, ainda, que começaram a treinar, neste ano, a cadela farejadora Gaia, que será capaz de identificar pessoas com câncer de próstata. Conforme o investigador, na última fase de treinamento de Gaia, ela terá contato com urina humana, onde será adestrada a indicar casos da doença.

“A ideia é usar a urina do paciente, não precisa ser em hospital. Serão colocados sete frascos com urina, sendo um com de uma pessoa diagnosticada com câncer de próstata. Ela deverá indicar o frasco exato do doente. É uma espécie de exame rápido que, se for positivo, encaminharíamos para o proctologista. Mas como é rápido pode ser feito, inclusive, em campanhas de saúde”, garantiu Rogério.

Reações

Segundo o condutor de cães e investigador Lukedson Costa, os cães reagem de maneira diferente, dependendo das ações para as quais são designados. Quando encontram arma de fogo, os cães sentam e ficam parados à espera do policial se aproximar com a bolinha de recompensa. No caso de entorpecente, eles sentam e salivam. Já quando farejam corpos, os cães reagem e começam a latir, avisando ao policial que alguém ali precisa de ajuda.

Acompanhamento

O quarteto policial de quatro patas também conta com acompanhamento médico mensal. Segundo o veterinário Marcus Túlio, por se tratarem de cães com rotina movimentada, Zeus, Hera, Thor e Faro são tratados com vermífugos e uma alimentação de qualidade para garantir a saúde e bem-estar.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.