Veja primeiras fotos de avião elétrico produzido pela Embraer

Avião

Foto: Divulgação/Embraer

A Embraer divulgou as primeiras imagens do seu protótipo de avião com propulsão 100% elétrica, ainda em desenvolvimento. O projeto está sendo desenvolvido em parceria com a fabricante de motores Weg desde o ano passado. A expectativa é que a aeronave realize seu primeiro voo no próximo ano.

Segundo a Embraer, o motor e inversor da aeronave estão sendo fabricados pela WEG, na sede da empresa em Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, como parte do acordo de cooperação científica e tecnológica para desenvolvimento em conjunto de tecnologias de eletrificação. Outra parceria, com a Parker Aerospace, será responsável por fornecer o sistema de arrefecimento do avião demonstrador da tecnologia.

Foto: Divulgação/Embraer

“Durante os próximos meses, as equipes técnicas das empresas continuarão testando os sistemas em laboratório para posterior integração no demonstrador de tecnologias e realização de ensaios em condições de operação real. O primeiro voo do protótipo está previsto para 2020”, disse a empresa.

Para desenvolver a aeronave, a Embraer está usando como base, a plataforma monomotor de pequeno porte EMB-203 Ipanema. O Ipanema é conhecido por ser bastante utilizado na aviação agrícola.

“O processo de eletrificação faz parte de um conjunto de esforços realizados pela Embraer e outras empresas do setor aeronáutico que visam atender seus compromissos de sustentabilidade ambiental, a exemplo do que já vem sendo feito com biocombustíveis para redução de emissões de carbono”, disse a empresa.

 

Agência Brasil

Veja também
2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Marcos disse:

    EMBRAER, nasceu nos governos militares. Boas lembranças do pioneiro Bandeirante, depois o Brasília, passando pelos jatos de médio porte e agora um Multifuncional jato militar para substituir e competir mundo à fora com o Hércules C-130. Prova da grande capacidade dos Engenheiros e outros profissionais militares e civis envolvidos na fabricação dessas aeronaves no Brasil.

  2. Marcos disse:

    O avião agrícola Ipanema (EMB 202A), movido a etanol, tem 15 anos de certificação. Foi a primeira a sair de fábrica certificada para voar com o biocombustível.