07/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Ipaam notifica Tropical Hotel e pede esclarecimentos sobre animais em zoológico; visitas estão suspensas

Publicado em 02 de agosto, 2019

Zoológico

Foto: Ricardo Oliveira/Secom

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) notificou nesta sexta-feira (2) o Tropical Hotel para prestar informações sobre as condições dos animais que se encontram no jardim zoológico do empreendimento. As visitas ao zoológico do hotel estão temporariamente suspensas.

De acordo com o diretor-presidente do Ipaam, Juliano Valente, a notificação visa o comprometimento do hotel com os animais. “Os órgãos de controle, incluindo o Ipaam, estão acompanhando o caso e nos pronunciamos para acalmar a população no sentido de tomar medidas para garantir que o bem-estar dos animais”, afirmou.

A notificação prevê que os responsáveis apresentem documentação que comprove a disponibilidade orçamentária de recursos para manutenção da atividade e das condições adequadas dos animais. As solicitações contidas na notificação devem ser atendidas no prazo de cinco dias. Caso o hotel não tenha condições adequadas de manter os animais, os responsáveis precisarão apresentar um plano de destinação da fauna para encerramento das atividades em 15 dias.

A titular da Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente e Urbanismo (Dema), Carla Biaggi, explicou que está acompanhando a situação e alertou a população para pedidos de doações em dinheiro para a causa. “Viemos verificar a situação de cuidados, de alimentação e trouxemos inclusive um veterinário para fazer um laudo completo dos animais. Não foi identificada nenhuma irregularidade porque os animais estão sendo alimentados”, disse.

O Ipaam vem acompanhando o caso desses animais desde maio, quando o hotel anunciou a suspensão das atividades, e prestando todo o apoio necessário para garantir o bem-estar das espécies. O órgão participará de audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), promovida pela deputada estadual Joana D’arc por meio da Comissão de Meio Ambiente, Proteção aos Animais e Desenvolvimento Sustentável (Caama).

“Nós recebemos um pedido de ajuda dentro da Comissão de Proteção aos Animais para o zoológico. Logo que foram anunciados os encerramentos das atividades, imediatamente, não só a comissão, mas a Delegacia de Meio Ambiente, o Ibama, o Ipaam, e todos os órgãos responsáveis pela questão da fauna se movimentaram afim de fiscalizar, acompanhar e saber a real situação”, destacou a deputada Joana D’Arc.

Visitas

Segundo a deputada estadual, as visitas turísticas ao zoológico do Tropical Hotel estão suspensas até que o empreendimento apresente, dentro da Lei, uma estrutura possível para receber os visitantes e assegurar o bem-estar dos animais.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.