06/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Receita abre consulta a 2º lote de restituição do IR; no Amazonas, 45 mil têm direito

Publicado em 08 de julho, 2019

Restituição

Foto: Divulgação

Em torno de 45,1 mil contribuintes no Amazonas têm direito ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2019. A Receita Federal abre às 9h desta segunda-feira (8) a consulta ao lote.

O contribuinte deve acessar a página da Receita na Internet (http://idg.receita.fazenda.gov.br), ou ligar para o Receitafone 146 para consultar se têm direito.

Na consulta à página da Receita, serviço e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nesta hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.

A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que facilita consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF. Com ele será possível consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

Amazonas

No Amazonas, 45.165 contribuintes terão direito ao valor total de R$ 76.070.383,59 no segundo lote de restituição.

Já na 2ª Região Fiscal, composta pelo Amazonas, Acre, Amapá, Pará, Rondônia e Roraima, serão liberados créditos no valor total de R$ 360.059.924,11 para 214.423 contribuintes.

Atenção

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la por meio da Internet, mediante o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do BB ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

Veja mais notícias em Economia

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.