
Fotos: Chamel Flores com montagem feita por Tácio Melo, o bairro antes da tragédia, durante o incêndio e no dia seguinte. Fotos Chamel Flores cedidas ao PMS
Uma imagem de satélite mostra o bairro Educandos e uma delimitação exibe o local que foi destruído com o incêndio de segunda-feira (17).
O fogo, que consumiu 600 casas na área, passou devastando tudo entre a rua Inácio Guimarães e rua Nova, cortando becos, entre imóveis de alvenaria e muitos de madeira, incluindo as tão tradicionais palafitas, que faziam parte do cenário do bairro, banhado pelo rio Negro.
O fotógrafo Chamel Flores, que cedeu as imagens desse álbum para o Portal Marcos Santos, estava em casa, em Petrópolis, quando soube da notícia do incêndio. Ele pegou o drone, levantou e confirmou o sinistro.
Ao acompanhar as primeiras notícias, sentiu vontade de ir fotografar no local: “Adoro fotojornalismo. Peguei minha moto e fui até o Educandos. Chegando lá, havia grande desespero, senhoras e crianças chorando pelas ruas”, conta.
Chamel falou que o clima era de medo num momento de terror. “Quando você chega num local assim, de tragédia, e começa a fotografar, a sensação não é legal. “Continuei firme e sem chamar muita atenção, fui entrando e pedindo das pessoas para acessar os locais”.

Essa é a segunda cobertura que faz de incêndios, e ambas foram horríveis. Ano passado, ele esteve num incêndio no Novo Aleixo, durante o dia.
As imagens mostram um pouco do que é considerado o segundo maior incêndio da história do Amazonas. Parte do bairro tradicional foi devastado e o cenário é como de uma cena de guerra.


















Área delimitada por traço vermelho foi a queimada no incêndio