05/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Rodrigo Maia diz que ZFM é modelo de ‘sucesso’ em reunião com empresários

Publicado em 11 de maio, 2018

Em reunião na manhã desta sexta-feira (11/05), na Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (Democratas-RJ), que é pré-candidato à Presidência da República, falou sobre a Zona Franca de Manaus, questões tributárias e propostas para o desenvolvimento do país.

O deputado classificou o modelo da ZFM como de “sucesso” e que resultou na garantia da preservação do meio ambiente somado a geração de emprego.

“É importante que a gente consiga modernizar, ampliar e integrar cada vez mais não apenas a ZFM, mas toda a região amazônica com o resto do Brasil”, disse ele, que destacou a logística para a indústria decisiva para sofrer esse processo de modernização, tendo em vista transformar a Amazônia na porta de entrada do turismo mundial.

Rodrigo Maia falou por mais de 30 minutos e criticou a atual insegurança jurídica, que tira investimento do mercado brasileiro e coloca no mercado externo.

Sobre educação, o presidenciável destacou a importância de mais investimentos no ensino básico e defendeu a nova reforma do ensino médio. Também disse que é preciso mais qualificação e melhores salários para os professores. Ele destacou que a educação será a principal bandeira da sua campanha.

Para ele, o país precisa passar por várias reformas, redução de gastos, melhoria de infraestrutura e leis que facilitem os investimentos privados.

No evento, o senador Omar Aziz (PSD) e o deputado federal Pauderney Avelino (Democratas) reafirmaram o apoio à candidatura de Rodrigo Maia à Presidência da República.  Estiveram presentes também os deputados federais Alfredo Nascimento (PR), Silas Câmara (PRB), Gedeão Amorim (MDB) e Conceição Sampaio (PSDB).

Agenda Legislativa

No início do evento, representantes da Fieam entregaram a Rodrigo Maia e aos demais deputados presentes a Agenda Legislativa da Indústria do Estado do Amazonas 2018 – Congresso Nacional, que tem por objetivo apresentar as principais propostas legislativas em tramitação que, na visão da indústria, podem promover ou prejudicar a competitividade entre as empresas.

Campanha

Questionado se realmente é candidato à presidência, Maia respondeu que não se trata de um blefe e está a espera das convenções para oficializar de fato a candidatura.
Com a desistência de Joaquim Barbosa de concorrer as eleições, Maia diz que o quadro eleitoral volta a ficar pulverizado. Segundo ele, o eleitor só vai escolher a seu candidato faltando 15 dias antes das eleições.
Agenda
Rodrigo Maia visitou na tarde de hoje duas fábricas do Distrito Industrial de Manaus.  A agenda de Rodrigo Maia encerra no Dulcila’s, na Ponta Negra, às 19h, com um evento aberto ao público que contará com populares e lideranças políticas de outros partidos. O prefeito Arthur Neto (PSDB) já confirmou presença e pretende homenagear o presidente Rodrigo Maia.
Texto: David Batista

Veja mais notícias em Política

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.