Suframa apresenta funcionalidades do novo sistema de cadastro para empresas

Mais de 100 representantes das entidades do setor produtivo e de indústrias do PIM receberam informações sobre o novo sistema de cadastro. Foto: Layanna Rios/Suframa

As funcionalidades e facilidades do novo sistema de cadastro Suframa foram apresentadas para mais de 100 representantes das entidades do setor produtivo e de indústrias do Polo Industrial de Manaus (PIM), nessa quarta-feira (17), no auditório da autarquia. Denominado Cadsuf, o sistema entra em vigor no sábado (20). O cadastro na Suframa é requisito para o usufruto dos benefícios fiscais regulamentados para a Amazônia Ocidental (Amazonas, Acre, Roraima e Rondônia) e Amapá.

O superintendente adjunto Executivo, Gustavo Igrejas, destacou que a iniciativa faz parte do planejamento de modernização da Suframa. “O objetivo do Cadsuf é simplificar e facilitar a vida dos usuários e também dos nossos servidores. Toda vez que a autarquia implanta alguma mudança sempre fazemos questão de treinar as empresas para minimizar os possíveis impactos da alteração”, detalhou Igrejas.

O coordenador de Cadastro (Cocad) da Suframa, Ricardo Silva, lembrou que o sistema de cadastro em vigor foi criado em 2002 e por isso precisava ser renovado e remodelado. O Cadsuf conta com a incorporação de tecnologias e interfaces mais amigáveis para o usuário final e foi idealizado, ainda, para auxiliar a autarquia nas tarefas de controle da situação cadastral das pessoas físicas e jurídicas inscritas. “Hoje, na Suframa, há vários sistemas de cadastro, dependendo da solicitação de serviço. Por isso, é normal que algumas empresas possuam diversas inscrições. O Cadsuf será a única “porta” de entrada aos serviços disponibilizados pela autarquia e agora cada empresa só terá uma inscrição”, frisou Silva.

Dentre as mudanças facilitadoras, está o fim da exigência de entrega pessoal dos documentos comprobatórios. Agora, os documentos exigidos podem ser anexados digitalmente em formato PDF. “A empresa só precisará ir à sede da Suframa em caso de documento ilegível ou se quiser agendar um atendimento personalizado para receber instruções específicas”, explicou.

Outra facilidade é a visualização de conteúdo. Ao se colocar o mouse sobre o campo a ser preenchido, aparecerão informações para auxiliar o processo de preenchimento. Além disso, o processo de cadastro, que antes passava por 15 abas e 180 campos no site da autarquia, será reduzido para seis abas e 50 campos de preenchimento. “Outra novidade é a possibilidade de credenciamento sem pagamento de taxa e com validade de um ano para os que exercem funções como consultores, auditores independentes, remetentes, transportadores e prepostos”, salientou o coordenador da Cocad.

Com o novo sistema, o usuário poderá acompanhar o andamento (status) de uma requisição de serviço via protocolo e também será avisado pelo e-mail informado no cadastro. “Antes, quando havia erro no preenchimento no cadastro pelo usuário, o sistema só permitia o indeferimento, o que exigia uma nova solicitação e novo pagamento de taxa. Com o Cadsuf será possível incluir o status ‘pendente’ e devolver para a correção do equívoco, sem precisar efetuar qualquer pagamento adicional”, observou Silva.

O sistema de cadastro em vigor irá funcionar paralelamente ao Cadsuf até que se encerrem o prazo de validade das inscrições das empresas, que têm duração de um ano. A partir do vencimento, a empresa passará a se cadastrar pelo novo sistema.

 

Cadsuf

O Cadsuf foi instituído por meio da Resolução nº 38 do Conselho de Administração da Suframa, publicada no Diário Oficial da União no dia 25 de maio de 2017. Trata-se de um sistema informatizado que compreende o conjunto de informações de qualificação de pessoas jurídicas e físicas no interesse de aprovação e acompanhamento de projetos e de controle de incentivos fiscais administrados pela Suframa.

 

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.