24/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Setrab tem 2 mil carteiras de trabalho abandonadas

Publicado em 18 de dezembro, 2017

Mais de duas mil carteiras de trabalho estão abandonas no arquivo da Secretaria Estadual do Trabalho (Setrab) à espera de seus donos. Os documentos foram emitidos pelo Ministério do Trabalho, em parceria com o Governo do Amazonas, e não podem se destruídos ou entregues a outras pessoas, a não ser aos proprietários.

O acúmulo de Carteiras de Trabalhado (CTPSs) começou no ano 2000, quando a Setrab deixou de enviar ao Ministério do Trabalho os documentos que não eram retirados pelos proprietários. Nos últimos 17 anos, o acúmulo das CTPSs tem ocupado cada vez mais espaço, obrigando a secretaria do Trabalho a criar novos arquivos para armazenar os documentos.

Nesta terça-feira (19/12), a Setrab irá abrir os arquivos para a imprensa. O objetivo é divulgar para a sociedade que as CTPSs estão à espera de seus proprietários.

O secretário da Setrab, Dallas Filho, também falará sobre a parceria com o Ministério do Trabalho, que permitirá que as novas Carteiras de Trabalho sejam entregues, na hora, aos trabalhadores. Hoje, o documento pode demorar até dois meses para ser entregue ao trabalhador que mora no interior do Estado.

Também será apresentado nesta terça-feira, o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, que em breve colocará fim à CTPS impressa em papel.

Veja mais notícias em Notícias

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.