04/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Francisca Mendes desenvolve projeto-piloto em escolas sobre perigo da prática esportiva sem avaliação médica

Publicado em 13 de junho, 2017

Uma equipe de profissionais do Hospital Universitário Francisca Mendes (HUFM) realiza nesta quarta-feira (14/06), às 9h, na Escola Municipal Maria do Carmo Rebello de Souza, uma ação para sensibilizar gestores, professores e pais de alunos quanto à importância de submeter as crianças a um check-up no coração antes de liberá-las para a prática de atividades esportivas intensas. Referência no tratamento de doenças do coração, o HUFM realiza por mês, em média, 12 cirurgias cardíacas em crianças.

A visita à escola faz parte de um projeto piloto que está sendo desenvolvido pela unidade de saúde, que é programar e realizar check-up em estudantes antes que os mesmos sejam submetidos a rotinas de atividades físicas extenuantes ou grandes competições. Os exames serão ofertados na própria unidade de saúde, onde o estudante passará pela avaliação de um médico especialista em cardiologia e a partir dos resultados dos exames será orientado se pode ou não realizar as atividades esportivas.

O responsável pelo projeto, o cardiologista Ronaldo Camargo, explica que o principal objetivo do projeto é chamar a atenção dos pais e professores dessas crianças para que tenham alguns cuidados antes de colocar a criança para fazer qualquer exercício de maior intensidade. “É importante verificar como está a saúde dessa criança. O organismo reage ao esforço e se a criança tiver alguma alteração cardíaca, ela pode ter complicações e até chegar ao óbito”, explica o especialista.

Consulta

Ronaldo relata que na prática o projeto ofertará a consulta com o cardiologista, que solicitará exames específicos e fará a avaliação desses exames, verificando se há alguma alteração cardíaca. Em caso positivo o responsável pela criança será orientado a não permitir que a criança participe de atividades físicas de maior intensidade. “É importante ressaltar que esse cuidado é específico para crianças que participam de atividades intensas e competições. As crianças que participam de atividades moderadas, e se sentem bem com o exercício, não precisam fazer esse tipo de avaliação”, comenta.

Entre os exames que poderão ser solicitado para essas crianças estão o ecocardiograma infantil, que permite detectar doenças cardíacas com boa precisão.

Além disso, ele destaca que a criança que pratica atividades esportivas de alta intensidade e participa de competições precisa de um suporte nutricional diferenciado. “É importante que a criança tenha uma nutrição que atenda suas necessidades físicas normais e também que forneça ao corpo as energias necessárias para a prática da atividade física”, explica Camargo.

O coordenador explica que a intenção é sensibilizar o maior número de diretores e professores quanto à importância de realizar esse check up nas crianças que praticam atividades físicas intensas ou participam de competições esportivas. “Quanto mais pessoas informadas sobre o assunto, melhor pra nós, pois o conhecimento nesse caso é tão importante que pode salvar uma vida”, garante.

Os professores e diretores serão convidados a participar de palestras educativas sobre o assunto e serão orientados a replicar a informação junto às suas equipes.

Referência

O Hospital Universitário Francisca Mendes é a unidade de referência na rede estadual de saúde para o atendimento ambulatorial e cirúrgico na área de cardiologia adulto e pediátrico.

O serviço de cardiologia pediátrica da unidade foi criado em 2005 com o atendimento ambulatorial e a realização dos exames de ecocardiograma infantil. “De 2005 até hoje 32 mil crianças foram atendidas no ambulatório e foram realizados 21 mil ecocardiogramas infantil”, destaca o diretor presidente do HUFM, Pedro Elias de Souza.

O próximo passo foi levar para dentro das maternidades da rede estadual de saúde o exame de ecocardiograma e a avaliação com o cardiologista pediátrico ainda na maternidade, para os bebês que apresentavam alguma intercorrência cardíaca. Já foram realizados mais de 16 mil exames de ecocardiograma nas maternidades, em bebês recém-nascidos.

Em 2010 a unidade passou a realizar os procedimentos por cateterismo em crianças, totalizando até o momento 349 procedimentos realizados nessa modalidade.

As cirurgias cardíacas em crianças começaram a ser realizadas no Francisca Mendes em 2014. Hoje a unidade realiza 12 cirurgias cardíacas pediátricas e 10 cateterismos pediátricos todos os meses.

O Francisca Mendes possui um ecocardiograma infantil de alta precisão. O equipamento fornece imagem tridimensional em tempo real, ampliando a capacidade de diagnóstico de doenças do coração, acelerando as indicações de tratamento e cirurgias corretivas para a cura das doenças cardíacas.

Esse equipamento também propiciará a realização do exame de ecocardiograma no bebê ainda na barriga da mãe, permitindo o diagnóstico e a preparação para a realização da correção cirúrgica logo após o nascimento.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.