02/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Programa “Fila Zero” mostra resultados nos primeiros dias e reduz espera por exames e consultas

Publicado em 22 de maio, 2017

Segundo Complexo Regulador do AM, mais de 3 mil pessoas foram atendidas com exames e consultas no primeiro dia do programa. Em 2016, fila chegou a ter 230 mil pessoas. Foto: Valdo Leão/Secom

A espera para a realização de exames e consultas com especialistas chegou ao fim, para mais de 3.000 pessoas logo no primeiro dia de execução do Programa Fila Zero. É o que informa o levantamento feito pelo Complexo Regulador do Amazonas, responsável pela marcação de consultas, exames e demais procedimentos médicos na rede pública.

Já na quinta-feira (18), um dia após o lançamento do programa, a fila de espera havia reduzido ou até zerado para dezenas de procedimentos, segundo relatório gerado. O que significa que se a pessoa chegar numa unidade para fazer determinados tipo de exame não precisará mais esperar tanto.

De acordo com o balanço, cerca de 70 procedimentos tiveram a fila zerada. É o caso das consultas em cardiologia (arritmia), fisiatria, gastroenterologia (hepatológia) e em mastologia geral, além dos exames de ecocardiografia bidimensional infantil, diagnóstico por tomografia (sedação), retinografia fluorescente e retossigmoidoscopia.

Outros 12 doze procedimentos reduziram a fila em 50%. Caso da consulta com o oftalmologista que caiu de 14.288 pessoas na fila de espera para 9.762. A fila para exames de ecocardiograma saiu de 10.111 pessoas para 3.670 esperando na fila hoje.

Zerar a fila é o principal objetivo do Plano Emergencial de Saúde, lançado semana passada pelo governador David Almeida. Para alcançar essa meta, a oferta de serviços da rede estadual de saúde foi aumentada em 20%. De acordo com a coordenadora do Complexo Regulador do Amazonas, Mara Kramer, antes da reestruturação do sistema e da ampliação de oferta, a média de procedimentos diários marcados para quem estava na fila não chegava a mil. “Hoje, estamos marcando 3 mil em um dia.  Isso está fazendo a fila andar mais rápido”, afirma.

O autônomo Manoel Osmar, 59, conta que esperou menos de um mês para a realização de um raio-x. “Eu marquei no início do mês e nem esperava ser chamado agora, porque, normalmente, demora.”, comentou.

“Nós chegamos a ter uma fila de 230 mil em novembro de 2016. Na última quarta, 17, nossa fila estava em 133 mil. Esta semana, recebemos o reforço do Governo com o acréscimo de 20% na oferta em todos os procedimentos – consultas e exames. Em um dia conseguimos baixar em 3 mil a fila de espera. Isso é para se comemorar”, destacou Mara Kramer.

Como funciona

Todos os exames e consultas oferecidos pelo SUS nas especialidades médicas, explica Mara, são marcados via Sistema de Regulação (Sisreg), obedecendo às cotas e tetos destinados a cada unidade de saúde. Todas as unidades de saúde da rede estadual e municipal, além de prestadores de serviços do SUS, estão integradas, seja por telefone ou via internet, ao sistema que permite a marcação online de exames e consultas, imediatamente após à solicitação. Segundo Mara, quando não há vagas em uma unidade o paciente entra na fila de espera.

De acordo com a coordenadora, a ampliação de 20% da oferta dentro do Programa Fila Zero atende tanto à fila de espera, quanto aos novos procedimentos. Ela avalia que, a redução será ainda maior a partir desta semana, quando as prestadoras de serviços particulares devem ampliar a oferta em até 25%.

Mutirão

Para dar celeridade às marcações e reduzir a fila de espera, o Sisreg tem trabalho em formato de mutirão. De um lado, as unidades de saúde ampliaram a capacidade de atendimento, do outro, os profissionais que atuam na Central de Regulação dobraram o horário de trabalho para dar vazão à fila de espera. Segundo Mara, esse é um trabalho que conta com a união de esforços entre as secretarias estadual (Susam) e municipal (Semsa) de Saúde e todas as unidades de saúde.

Quem já foi beneficiado com essa ação do Governo foi a agricultora Francisca Lima, 50. Ela conta que estava na fila de espera há sete meses para fazer um ecocardiograma, além de uma consulta com o ortopedista. Na última sexta-feira,19, ela esteve no Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz para realizar o exame. “Já tinha perdido as esperanças e pensava até em pagar. Agora, estou feliz porque aqui o hospital é novo e o atendimento é muito bom. Tomara que continue assim”, comemora.

O aposentado Aldefredo Bevilaqua também comemora a iniciativa do Governo e a ampliação da oferta de exames e consultas. Ele aguardava há 11 meses para fazer o mesmo procedimento realizado por Francisca. “Demorou, mas o atendimento aqui foi muito bom. A estrutura do hospital e o cuidado dos médicos deixa a gente mais confortável. Agora vou poder voltar com o resultado em mãos para a próxima consulta.”

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.