07/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Detran-AM lança campanha Maio Amarelo chamando motoristas e pedestres a refletir sobre suas escolhas no trânsito

Publicado em 03 de maio, 2017

Responder uma mensagem de celular enquanto dirige. Não usar cinto de segurança ou ingerir bebida alcoólica e depois pegar o volante. Todas essas ações são de riscos, mas, que dependem da escolha do motorista. Esse é o foco da campanha Maio Amarelo 2017, realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) em parceria com empresas, órgãos públicos e entidades de classe, como o Movimento Pedala Manaus, Sindicato dos Centros de Formação de Condutores e a Liga Amazonense de Trauma.

A abertura da campanha foi nesta segunda-feira, dia 2, às 9h, na cidade de Iranduba, distante a 22 km de Manaus, onde foi realizada uma blitz educativa com a distribuição de material educativo e uma boa conversa dos agentes do órgão estadual e do Instituto Municipal de Transporte e Trânsito de Iranduba (IMTTI) sobre a importância de escolher fazer o que é certo no trânsito.

“O nosso objetivo é conscientizar as pessoas sobre a importância de ter atitudes responsáveis no trânsito e como as escolhas individuais afetam o dia a dia de toda sociedade”, enfatiza o diretor presidente do Detran-AM, Leonel Feitoza.

A mensagem do Detran-AM foi bem recebida pelos moradores de Iranduba, cidade que embora tenha o trânsito municipalizado, ainda não tem sinalização e registra um dos maiores índices de infrações entre os municípios da Região Metropolitana de Manaus.

Para o comerciante Jailson Bentes (38), o foco da campanha deste ano faz com que o motorista preste mais atenção as suas próprias ações no trânsito. “Temos a mania de achar que somente o outro motorista realiza ações erradas dentro do trânsito, mas a campanha te leva a refletir no nosso próprio comportamento. E quando paramos para nos analisar vemos o quanto temos que mudar algumas atitudes importantes,” enfatizou.

Durante todo mês de maio, o Detran-AM vai realizar ações educativas para chamar atenção da população amazonense sobre importância de tomar as decisões corretas em relação ao trânsito. A campanha Maio Amarelo se estenderá ate o dia 31 de maio, com ações na capital e nos municípios de Rio Preto da Eva, Itacoatiara, e Manacapuru, também da Região Metropolitana, além de Parintins, na região do Baixo Amazonas.

Curso

Ainda dentro da programação do maio Amarelo, o Detran-AM também vai realizar mais uma edição do curso Mecânica de Salto Alto. O curso será ministrado nos dias 6 e 13 de maio. As inscrições podem ser feitas na gerencia de Educação do órgão, localizado na Avenida Mario Ipiranga Monteiro, zona Centro – Sul da cidade, no horário das 8h às 14h. No ato da inscrição será exigida a doação de duas latas de leite em pó.

Municipalização do trânsito

Ainda como parte da campanha Maio Amarelo, o Detran-AM vai se reunir com prefeitos e demais gestores dos municípios do interior do estado, no dia 22, para tratar sobre a questão da municipalização do trânsito, ações educativas e fiscalizações, que deverão ser realizadas nas cidades no decorrer deste ano.

Sobre o Maio Amarelo

A escolha por maio justifica-se por se tratar de um mês histórico para a segurança no trânsito e um marco mundial para o balanço das ações realizadas em todo o mundo. Foi no dia 11 de maio de 2011 que a ONU decretou a Década de Ações para a Segurança no Trânsito (2011-2020), que tem como meta a redução de 50% dos acidentes no Brasil e no mundo.

 

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.