05/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Ipaam abre Junho Ambiental 2026 com resultados históricos e descentralização das ações no AM

Publicado em 01 de junho, 2026

Foto: Henrique Almeida/Ipaam

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) abriu, nesta segunda-feira (1º/6), o Junho Ambiental 2026 apresentando resultados históricos alcançados em 2025 e ampliando sua atuação para o interior do estado. Com o tema “Proteção e Gestão Integrada”, a campanha deste ano contará com atividades em Manaus e outros sete municípios amazonenses, reunindo ações de educação ambiental, capacitações, orientações técnicas e iniciativas voltadas à conscientização da população sobre a preservação dos recursos naturais.

Durante a cerimônia, o instituto destacou avanços em áreas como licenciamento, fiscalização, monitoramento ambiental e educação ambiental, além de anunciar uma programação que se estenderá ao longo de todo o mês de junho, com parte das atividades transmitidas ao vivo para ampliar o alcance das ações em todo o estado.

A programação completa está disponível no portal do Ipaam (www.ipaam.am.gov.br).

A cerimônia foi conduzida pelo diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, que destacou a importância da integração entre instituições e o fortalecimento das ações ambientais desenvolvidas pelo órgão em todo o estado. “Gestão ambiental não se faz sozinha. Ela depende de cooperação, diálogo e da participação de diversas instituições. Os resultados que apresentamos hoje demonstram que, quando trabalhamos de forma integrada, conseguimos ampliar a proteção ambiental, modernizar serviços e chegar mais perto da população”, afirmou.

Representando o governador Roberto Cidade, o secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, ressaltou que a descentralização das ações ambientais tem fortalecido a presença do instituto no interior do Amazonas e ampliado o alcance das iniciativas desenvolvidas pelo órgão.

“Esta é a segunda edição do Junho Ambiental do Ipaam, e me surpreende muito do ponto de vista de estar trabalhando na perspectiva da descentralização. A gente conversava ali que o estado do Amazonas tem 1,5 milhão de quilômetros quadrados, cerca de três vezes o tamanho de um país como a Alemanha, por exemplo. A atividade de aproximar o Ipaam do interior, como tem feito nos últimos anos, tem dado uma outra cara à dinâmica do sistema de meio ambiente”, disse o secretário.

A cerimônia de abertura reuniu mais de 30 instituições parceiras, entre órgãos municipais, estaduais e federais, instituições de ensino, entidades representativas e organizações ligadas à agenda ambiental. A participação expressiva reforçou a proposta do Junho Ambiental 2026 de promover a integração entre diferentes setores para ampliar as ações de proteção ambiental e desenvolvimento sustentável em todo o Amazonas.

Resultados históricos

Durante o evento, o diretor-presidente do Ipaam apresentou um balanço das ações desenvolvidas pelo instituto em 2025. O Ipaam emitiu 3.851 licenças ambientais, o maior número da série histórica. O órgão também registrou recorde na análise de 22.406 Cadastros Ambientais Rurais (CAR), realizou 2.107 fiscalizações ambientais e alcançou 67,6 mil pessoas por meio de ações de educação ambiental. O período ainda registrou crescimento de 57% no licenciamento digital.

Além dos avanços nas atividades finalísticas, o instituto também apresentou resultados expressivos na área de comunicação. Em 2025, o Ipaam alcançou 2 milhões de visualizações nas redes sociais, ampliou em 370% o alcance digital e contabilizou 1.047 inserções em matérias de rádio e televisão, fortalecendo a divulgação das ações ambientais desenvolvidas pelo órgão.

Os indicadores positivos seguem em 2026. Apenas no primeiro trimestre deste ano, o instituto analisou 3.959 CARs, monitorou 2.891 alertas ambientais e ampliou em 62% o número de fiscalizações em comparação com o mesmo período do ano anterior. No mesmo período, as ações de educação ambiental alcançaram mais de 7 mil pessoas e a arrecadação mensal do Instituto superou R$ 3 milhões.

Foto: Henrique Almeida/Ipaam

Lendas amazônicas

Outro destaque do Junho Ambiental 2026 é a utilização das lendas amazônicas para representar os principais eixos de atuação do instituto. O Curupira simboliza o monitoramento ambiental; a Caipora representa a fiscalização; a Iara está associada ao licenciamento ambiental; e o Boto representa as ações de educação ambiental.

A proposta utiliza elementos da cultura amazônica para aproximar a população das atividades desenvolvidas pelo Ipaam e reforçar a importância da preservação ambiental por meio de uma linguagem acessível e conectada à identidade regional.

Cooperação institucional

A abertura do Junho Ambiental também marcou a assinatura de Protocolos de Intenções entre o Ipaam, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) e a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf).

Os documentos foram assinados pelo diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço; pelo diretor de planejamento do Idam, Victor Góes; pela diretora-presidente da Afeam, Cristina Coelho; e pelo diretor-presidente da Adaf, José Augusto Omena.

A iniciativa tem como objetivo fortalecer a integração entre os órgãos estaduais para ampliar ações de regularização ambiental, assistência técnica, acesso ao crédito, educação ambiental e incentivo à produção sustentável no Amazonas.

Foto: Henrique Almeida/Ipaam

Para o diretor-presidente da Adaf, José Augusto Omena, a parceria fortalece a segurança jurídica dos produtores rurais e contribui para ampliar a produção sustentável no estado. “Uma das importâncias dessa iniciativa diz respeito à segurança jurídica do produtor rural. Ele passa a ter mais segurança naquele investimento que vai fazer, sem contar a harmonia entre as instituições, que contribui para que as ações funcionem de forma integrada, promovendo a preservação ambiental e fortalecendo a produção de produtos amazônicos com qualidade”, afirmou.

O diretor de planejamento do Idam, Victor Góes, destacou que a integração entre os órgãos amplia o apoio oferecido aos produtores rurais e fortalece a produção sustentável em todo o Amazonas. “A relevância de esses dois órgãos estarem conectados é porque isso beneficia diretamente os produtores de todo o estado. Para que a produção aconteça de forma sustentável e em conformidade com a legislação, o produtor precisa de assistência, orientação e acompanhamento técnico e ambiental. Idam e Ipaam precisam caminhar juntos”, destacou.

Palestra

Ainda na tarde desta segunda-feira, a programação do Junho Ambiental 2026 contou com a palestra magna “Florestas urbanas e conservação na Amazônia: desafios para o planejamento e gestão ambiental com apoio das geotecnologias”, ministrada pelo diretor do Centro de Ciências Ambientais da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professor doutor André Luiz Alencar de Mendonça.

A atividade abordou o uso de geotecnologias no monitoramento e na gestão ambiental, destacando a importância da integração entre ciência, tecnologia e planejamento para a conservação das áreas verdes urbanas e periurbanas da Amazônia.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.