
Papa preside vigília de oração pela paz neste sábado, 11/4
“Durante a Audiência Geral desta manhã”, em 8 de abril, o Papa Leão XIV “renovou o seu convite a todos os fiéis para se unirem a ele num momento de oração pela paz, que se realizará na Basílica de São Pedro no sábado, 11 de abril de 2026, às 18h locais (13h de Brasília)”. Esta informação foi divulgada num comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé, na sequência do anúncio feito pelo Pontífice na manhã de Páscoa, no último domingo (5/4), durante a sua tradicional mensagem Urbi et Orbi.
O momento de oração, continua o texto, será presidido pelo Papa e estará aberto à “participação de todos os fiéis”. O apelo renovado para participar da vigília de oração seguiu-se à “satisfação” e à “viva esperança” do Pontífice com o anúncio da trégua de duas semanas no Oriente Médio.
“A cruz de Cristo recorda-nos sempre o sofrimento e a dor que envolvem a morte, e o tormento que ela acarreta. Todos temos medo da morte e, por medo, voltamo-nos para o outro lado, preferimos não olhar. Não podemos continuar indiferentes! Não podemos resignar-nos ao mal! Santo Agostinho ensina: «Se tens medo da morte, ama a ressurreição!». Amemos também nós a ressurreição, que nos recorda que o mal não é a última palavra, porque foi derrotado pelo Ressuscitado”, disse ainda Leão XIV, lembrando que Jesus “atravessou a morte para nos dar vida e paz”: «Deixo-vos a paz; dou-vos a minha paz. A paz que eu dou não é como a dá o mundo».
“A paz que Jesus nos entrega não é aquela que se limita a calar as armas, mas aquela que toca e transforma o coração de cada um de nós! Convertamo-nos à paz de Cristo! Façamos ouvir o grito de paz que brota do coração! Por isso, convido todos a unirem-se a mim na vigília de oração pela paz que celebraremos aqui, na Basílica de São Pedro, no próximo sábado, 11 de abril.”