
‘1ª Expo Manaus Conecta’ tem programação divulgada pela Prefeitura, com foco em inovação e qualificação
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), realiza, nesta sexta e sábado, 24 e 25/7, respectivamente, a “1ª Expo Manaus Conecta”, no Studio 5 Centro de Convenções, zona Sul. O evento, totalmente gratuito, nasce como a maior plataforma pública de empregabilidade, inovação, tecnologia, empreendedorismo e economia criativa da região Norte, reunindo em um só ecossistema oportunidades diretas de trabalho, capacitação técnica de alto nível e entretenimento para a população.
O secretário da Semtepi, Alonso Oliveira, destaca que a estrutura da feira foi desenhada para impactar diretamente a vida do trabalhador e do empreendedor manauara. “A ‘1ª Expo Manaus Conecta’ foi pensada sob a orientação do prefeito Renato Junior para ser um marco na nossa cidade. Estamos unindo em um único espaço mais de 2 mil oportunidades reais de emprego pelo Sine Manaus, oficinas práticas de capacitação técnica, palestras de grande impacto com as maiores autoridades do país, inovação pública e atrações culturais gratuitas. É a gestão municipal provando que Manaus é uma capital que inova, gera renda e cuida das pessoas”, afirmou o secretário.
Entre os principais destaques da ação está o “Megafeirão de Empregabilidade”, do Sine Manaus, que disponibilizará mais de 2.000 vagas de emprego formais ofertadas por empresas parceiras. Durante os dois dias, os trabalhadores contarão com atendimento presencial, cadastro, triagem e encaminhamento imediato a oportunidades de emprego.
O Palco Principal sediará palestras de referências nacionais e locais, como Marcelo Ortega (“Sucesso em Vendas”), Carol Portilho (“Comunicação em Alta Performance”) e Carlos Oshiro (“Smart People – CPF forte”), ao lado de especialistas em mercado, crédito e inovação como Éder Sávio (Banco Basa), Marcus Evangelista e Francis Bragança, entre outros.
A programação de palestras trará também o CEO da Micser Publicidade, Jack Serafim, ministrando a palestra “Comunicação pra vender mais”, focada em estratégias de posicionamento e conversão de negócios.
Outro ponto alto do ciclo de palestras será a apresentação de Heliatan Botelho, secretário municipal de Administração e Gestão (Semad), graduado em Administração e Marketing, com especializações em Publicidade, MBA em Gestão Comercial e experiência consolidada no setor privado em empresas multinacionais. O gestor compartilhará sua visão sobre gestão moderna, eficiência e inteligência de processos na administração pública.
No Pavilhão de Tecnologia, o público encontrará a Arena de Startups e espaços voltados às Rodadas de Negócios (Dimicro). O ambiente foi projetado para conectar novas techs e empresas emergentes da região a investidores, grandes marcas e potenciais clientes. A iniciativa visa acelerar soluções de inteligência urbana e gerar novos acordos comerciais B2B, impulsionando a competitividade e o ecossistema de inovação da capital amazonense.
O empreendedorismo local também ganha força com a Feira de Economia Criativa e Artesanato, reunindo pequenos produtores e artesãos locais em uma vitrine direta de vendas. Paralelamente a isso, o evento sedia a etapa final do Legacy Contest, uma maratona gamificada de inovação pública que reúne estagiários da Prefeitura de Manaus na busca de soluções criativas e tecnológicas para os desafios da gestão municipal.
A imersão em tecnologia ganha um reforço na Sala de Robótica, um espaço focado nas profissões do futuro que oferecerá uma maratona diária de palestras sobre Robótica Educacional, Inteligência Artificial e Drones. Os participantes poderão aprender desde a construção de robôs inteligentes e programação até técnicas de pilotagem profissional e aplicação prática de drones em diversos setores do mercado.
Na área de oficinas gratuitas os conteúdos serão ministrados por instituições e especialistas do Sebrae, Innovatech, Uninorte, Rockstar e convidados. A grade abrange temas estratégicos como preparação para entrevistas, oratória, inteligência artificial aplicada aos negócios, finanças, marketing pessoal e ferramentas digitais como o Canva.
Além disso, o público poderá conferir uma vasta programação dedicada à gastronomia. O espaço gastronômico contará com oficinas práticas comandadas por confeiteiros e chefs parceiros no Studio 5, ensinando o preparo de receitas regionais e técnicas culinárias que vão desde pratos doces e salgados até opções sem glúten e gourmet, impulsionando a qualificação e a renda dos empreendedores do setor.
O ecossistema de aprendizado inclui ainda uma grade de oficinas focadas no fomento ao artesanato e à economia criativa. Instrutores e artesãos parceiros conduzirão atividades práticas no Studio 5 Mall ensinando técnicas de confecção de peças 3D, bijuterias com pedras naturais, costura infantil, produção artesanal e artesanato sustentável, incentivando a geração de renda e o reaproveitamento de materiais.
A “1ª Expo Manaus Conecta” também se consolida como um polo de atração para a juventude e entusiastas da cultura pop. O evento contará com uma Arena Gamer ativa com torneios de e-sports, o Beco dos Artistas e concursos disputados de Cosplay e K-Pop.
No primeiro dia do evento (24/7), a noite será marcada por um painel exclusivo com os renomados dubladores nacionais Marco Ribeiro (voz de Tony Stark/Homem de Ferro e Woody) e Raphael Rossatto (voz de Mário, Peter Quill e Jaskier em The Witcher). Para encerrar a programação no sábado, 25/7, o Palco Principal recebe o show nacional gratuito da cantora e compositora Gabi Melim, em sua nova turnê solo.
Sexta-feira (24/7):
Sábado (25/7):
Sexta-feira (24/7)
Sábado (25/7)
Sexta-feira (24/7) e Sábado (25/7)
Sexta-feira (24/7) e Sábado (25/7)
Sexta-feira (24/7)
Sábado (25/7)