17/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Barezinho Delas Sub-20 abre temporada de base feminina no Amazonas

Publicado em 11 de maio, 2026

Em rodada inaugural, Tarumã vence o São Raimundo por 2 a 0, enquanto Amazônia supera o Manaus em duelo de sete gols na rodada de estreia (Fotos: Milly Barreto e Mateus Moreira/FAF)

A temporada do futebol de base feminino amazonense começou oficialmente na manhã deste domingo (10), com a abertura do Campeonato Amazonense Feminino Sub-20, o Barezinho Delas. No Campo do Instituto 3B, o Tarumã venceu o São Raimundo por 2 a 0. Já no estádio da Colina, o Amazônia derrotou o Manaus por 4 a 3, em uma rodada de estreia marcada por equilíbrio, emoção e protagonismo das jovens atletas amazonenses.

A competição, promovida pela Federação Amazonense de Futebol (FAF), é mais uma iniciativa da gestão “A Floresta é a Bola da Vez”, liderada pelo presidente Ednailson Rozenha, que implantou em 2024, de forma inédita, as competições de base do futebol feminino no Amazonas, ampliando oportunidades, fortalecendo a formação de atletas e incentivando a inclusão através do esporte.

Para o mandatário da FAF, o início de mais uma edição do Barezinho Delas representa um avanço importante para o futebol feminino no estado e para a valorização das jovens atletas.

“Quando começamos esse projeto, queríamos mostrar que o futebol feminino precisava de oportunidade, investimento e continuidade. Hoje, ver meninas tão jovens entrando em campo, para defender seus clubes, sonhar com uma carreira e ocupar espaços que durante muito tempo lhes foram negados, mostra que estamos no caminho certo. O campo também é lugar de mulher, sempre foi. O futebol feminino do Amazonas tem talento, identidade e força, e nosso papel é abrir caminhos para que essas atletas possam acreditar que é possível sonhar grande dentro do esporte”, afirmou.

Tarumã estreia com vitória

Atual campeão da competição, o Tarumã começou melhor a partida diante do São Raimundo e abriu o placar ainda no primeiro tempo com a atleta Gaby, após aproveitar oportunidade criada no setor ofensivo.

Na segunda etapa, a equipe seguiu pressionando e ampliou o marcador com Vitória Silva, garantindo a vitória por 2 a 0 na estreia do campeonato.

Amazônia vence duelo movimentado na Colina

Na Colina, Manaus e Amazônia protagonizaram um dos jogos mais movimentados da rodada de abertura do Barezinho Delas Sub-20.

Pelo Amazônia, Kyanna marcou três vezes na partida e foi o destaque do confronto. Raquele completou o placar da equipe. Já o Manaus marcou com Fernanda, autora de dois gols, além de Rayra.

Com melhor aproveitamento ofensivo, o Amazônia venceu o confronto por 4 a 3 e começou a competição com três pontos.

Próximos jogos

Tarumã e Manaus se enfrentam no domingo (17), às 8h30, na Colina. Na sequência, às 10h, São Raimundo e Amazônia entram em campo também na Colina, pelo fechamento da rodada.

Veja mais notícias em Esporte

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.