06/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Boi Caprichoso marcha no ATL 2026 em defesa dos povos indígenas

Publicado em 07 de abril, 2026

Boi Caprichoso marcha no ATL 2026 em defesa dos povos indígenas

A mobilização promovida por diversas etnias de todo o Brasil acontece desde domingo, 05, e, este ano, tem como tema “Nosso futuro não está à venda: a resposta somos nós” (Foto: Michel Amazonas)

Como grande defensor das causas indígenas e erguendo bandeiras de luta com os dizeres “O Brasil é Terra Indígena – Somos Todos Parentes”, o Boi Caprichoso esteve presente nesta manhã, 07 de abril, em Brasília, da 22ª edição do Acampamento Terra Livre (ATL). A mobilização promovida por diversas etnias de todo o Brasil acontece desde domingo, 05, e, este ano, tem como tema “Nosso futuro não está à venda: a resposta somos nós”.

O Boi Caprichoso se une a aproximadamente 200 povos originários de todas as regiões do Brasil. O movimento é considerado o maior encontro indígena do país. Nesta manhã, aconteceu a marcha pela Terra Livre, numa caminhada pela resistência dos povos.

O povo Caprichoso se fez presente com a representatividade do pajé azulado, Erick Beltrão, a tuxaua Gilvana Borari e o tripa indígena do bumbá, Davi Emanuel Soares, o Davi Arawak.
Eles participam desde o primeiro dia do movimento, fazendo parte de debates, apresentações e demais interações com os povos originários.

“Eu me sinto no dever, como indígena, de estar aqui participando junto ao Boi Caprichoso, mostrando que a resistência, a perseverança do povo Caprichoso não é um discurso apenas na arena, ela se faz concreto. A prova disso é aqui, no movimento indígena ATL, Acampamento Terra Livre, é que a gente veio do início ao fim, na marcha, sem descansar. Para mostrar essa luta, essa resistência, que é estar aqui junto ao movimento indígena ATL”, destaca o primeiro indígena a ser tripa de um boi-bumbá.

Para o pajé do boi Caprichoso, Erick Beltrão, a participação do Caprichoso efetiva uma das inúmeras lutas do bumbá. “O Caprichoso é um boi de luta e a causa indígena é uma das nossas maiores bandeiras. Nossa participação aqui confirma essa luta, porque não somos um movimento apenas de discurso. Estamos sempre presentes nas principais manifestações que lutam pela humanidade”, afirma.

O ATL é um movimento promovido e organizado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), que tem como pauta principal os direitos constitucionais dos indígenas. Entre as demandas estão a PEC 48 do Marco Temporal, as demarcações das terras, ocupação de território indígena por trabalhos de mineração e demais assuntos voltados à causa indígena. O acampamento encerra no sábado, 11, com o retorno das delegações e desinstalação do Acampamento.

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.