06/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Tonantins: Defensoria recomenda providências para garantir dignidade e saúde a custodiados de delegacia

Publicado em 15 de dezembro, 2025

Foto: Divulgação/DPE-AM

Após realizar inspeção carcerária na Delegacia de Polícia de Tonantins, a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) recomendou à Polícia Civil, à Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) adotem uma série de providências para garantir condições mínimas de dignidade e saúde aos 17 custodiados da carceragem da unidade policial.

No fim de novembro, a defensora pública Luisa Lana realizou uma visita à unidade. Além do atendimento jurídico dos internos, ela realizou uma verificação da estrutura da carceragem da delegacia, que conta apenas com duas celas.

Conforme a defensora, o local não possui espaço físico e efetivo de pessoal adequado para uma delegacia de polícia, “o que causa um enorme risco aos policiais, munícipes, pessoas privadas de liberdade e seus familiares”.

Na recomendação, a defensora reconhece o esforço do delegado e demais policiais para melhorar as condições estruturais e cumprir o determinado na Lei de Execuções Penais.

Contudo, Luisa Lana destaca que o espaço da delegacia não é adequado para a manutenção de pessoas presas e que os policiais civis não são os agentes públicos indicados pela Constituição Federal para cuidar de assuntos prisionais.

“Não há efetivo de policiais militares e nem de guardas municipais para realizar a segurança. Durante o período da noite, não permanece nenhum agente público no local”, observa.

A defensora ressalta que, apesar de haver 17 pessoas presas, obteve relatos de que as duas celas pequenas já chegaram a abrigar quase 40 custodiados. “Na ocasião, o corredor da carceragem estava sendo usado de cela improvisada, já que não existia sequer espaço para todos em pé”, acrescenta.

Outra irregularidade que foi identificada é a frequência do banho de sol, que ocorre somente duas vezes por semana, o que contraria a Lei de Execução Penal, que garante, até mesmo no regime mais rigoroso de execução de pena, duas horas diárias.

A inspeção constatou que as visitas íntimas são realizadas dentro das celas, “em ambiente inadequado que não garante a dignidade e a segurança, além de não haver disponibilização de preservativos”.

O documento aponta que não há atendimento médico e odontológico regular no estabelecimento. “Em caso de necessidade, o custodiado é levado até a serviço de saúde para atendimento”, complementa.

“É necessário e urgente a realização de reformas nas instalações sanitárias para mitigação de problemas estruturais, por exemplo, com a instalação de ralos nos ambientes das celas destinados aos banhos, a fim de corrigir problemas de alagamentos”, afirma a defensora, em trecho da recomendação.

Providências recomendadas

A DPE-AM recomendou que os órgãos adotem providências para garantir o banho de sol diário às pessoas custodiadas, por período não inferior a duas horas diárias.

A Recomendação nº 03/2025 do Polo do Alto Solimões indica melhoria urgente das instalações sanitárias das celas, com instalação de ralos que deem vazão à água dos banhos e evite alagamentos.

No documento, a Defensoria recomenda que seja prestada assistência médica e odontológica regular aos custodiados, com realização de atendimentos com periodicidade definida e registro de comparecimento.

Outra medida recomendada são providências para garantir local adequado e higienizado para a realização de visitas íntimas, evitando, assim, a entrada de visitantes nas celas.

A Defensoria recomenda ainda que sejam disponibilizados preservativos e materiais de higiene pessoal para as pessoas privadas de liberdade e seus familiares durante as visitas íntimas.

Por fim, a recomendação indica que seja providenciado efetivo especializado para segurança do estabelecimento, presencialmente, 24 horas por dia, além da realização de melhorias e reformas emergenciais para mitigação dos problemas estruturais.

Tags: ,

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.