03/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

TRE-AM inaugura Cartório da 43ª Zona Eleitoral em Nhamundá com acessibilidade e sustentabilidade

Publicado em 30 de outubro, 2025

TRE-AM inaugura Cartório da 43ª Zona Eleitoral em Nhamundá com acessibilidade e sustentabilidade

A presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), desembargadora Carla Reis, inaugurou, nesta quinta-feira (30/10), a nova unidade da 43ª Zona Eleitoral, no município de Nhamundá, distante 375 quilômetros da capital.

A desembargadora destacou o compromisso do TRE-AM em garantir melhores condições de trabalho e atendimento em todas as zonas eleitorais do Estado. “Cada nova sede entregue representa mais dignidade, conforto e eficiência para servidores, magistrados e cidadãos amazonenses no exercício da cidadania. Estamos investindo em espaços modernos, acessíveis e sustentáveis, que refletem o cuidado da Justiça Eleitoral com as pessoas e com o meio ambiente. Nosso objetivo é oferecer um ambiente de trabalho mais acolhedor e um atendimento cada vez mais humanizado à população”, afirmou.

Unidade

Antes localizada no bairro Santo Antônio, a unidade ganhou nova sede na rua Furtado Belém, no centro do município, próximo à área portuária, facilitando o atendimento, especialmente, dos ribeirinhos que se utilizam de embarcações para chegar à cidade. Ao todo, o cartório atende mais de 16 mil eleitores, que residem na sede do município e nas comunidades do entorno.

Com 246 m² de área construída, o novo prédio conta com dois andares planejados para oferecer conforto, acessibilidade e eficiência no atendimento à população. Segundo o chefe do cartório, João Marcos, a capacidade de atendimento ao público será ampliada com a mudança. “No prédio anterior, a capacidade era de dois atendimentos de eleitores, enquanto três aguardavam. Agora, serão quatro atendimentos simultâneos e espaço para até 18 eleitores na espera”, explicou o servidor.

Projeto

O projeto arquitetônico foi desenvolvido pela equipe de engenharia do TRE-AM, formada pelos engenheiros civis Luiz André Pinheiro, Luciano Albuquerque e Paulo Vieira, em parceria com a empresa S Becker Consultoria e Projetos. “Todo o processo seguiu as normas do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), com foco no gerenciamento adequado dos resíduos sólidos e no uso responsável de materiais”, explicou.

Ele acrescentou: “A proposta priorizou os princípios de acessibilidade universal, conforme a NBR 9050 da ABNT, com a implantação de sinalização tátil de piso (alerta e direcional), vãos de portas com largura mínima de 80 cm, rampa de acesso com corrimão e sanitário público acessível”, salientou Luiz André.

Estrutura do novo prédio

No térreo estão os espaços de atendimento ao público, sala de audiência, depósito de urnas eletrônicas e banheiro acessível. No andar superior, ficam as salas do juiz eleitoral, chefe de cartório, apoio administrativo, depósito, arquivo e áreas de convivência para os servidores.

A fachada moderna se destaca pelo uso de volumes arquitetônicos sobrepostos, resultando em uma identidade visual contemporânea, funcional e alinhada ao padrão adotado em outras obras recentes do TRE-AM.

Na foto: Desembargadora Carla Reis ao lado da prefeita de Nhamundá, Marina Pandolfo; da juíza do município, Rebeca Aufiero; e da diretora-geral do TRE-AM, Cynthia Mouta (da esquerda para a direita).

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.