04/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Prefeitura faz treinamento sobre Alvará de Construção Mais Fácil para membros do MP-AM

Publicado em 02 de outubro, 2025

Prefeitura faz treinamento sobre Alvará de Construção Mais Fácil para membros do MP-AM

O público-alvo da capacitação foram os técnicos da instituição, incluindo arquitetos e engenheiros. (Foto: Divulgação)

Dentro da agenda institucional da Prefeitura de Manaus, o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) realizou, esta semana, um novo treinamento sobre o sistema Alvará de Construção Mais Fácil (ACMF), a convite do promotor de Justiça Paulo Stélio Sabbá Guimarães, titular da 63ª Promotoria Especializada na Proteção e Defesa da Ordem Urbanística (Prourb) do Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM).

O público-alvo da capacitação foram os técnicos da instituição, incluindo arquitetos e engenheiros, com o objetivo de aprofundar a compreensão do funcionamento do sistema simplificado de alvarás, lançado em fevereiro de 2022 e regulamentado pela Lei Complementar nº 20/2022.

Segundo a diretora de Operações do Implurb, arquiteta e urbanista Jeane Mota, a troca foi produtiva e estratégica para ampliar o alcance da ferramenta. “Ministramos o treinamento no MP-AM a convite da Promotoria de Urbanismo, com foco nos técnicos da área. A ideia foi aprofundar a compreensão do sistema de alvará por autodeclaração, que já permite a emissão em até duas horas, após o pagamento da taxa. As informações são prestadas pelos profissionais habilitados a usar o ACMF. Foi um evento muito bem recebido e que contribui também para disseminar a informação de forma mais ampla para a sociedade”, destacou Jeane.

O modelo autodeclaratório garante agilidade ao licenciamento urbanístico de obras de baixo impacto, até 750 metros quadrados e até quatro pavimentos. Os responsáveis técnicos inserem as informações diretamente no sistema, assumindo responsabilidade pelas declarações.

Para ter acesso ao sistema, os profissionais habilitados a fazer os licenciamentos no modelo autodeclatório precisam ter credenciamento do responsável técnico, usando certificado digital (token). Os certificados funcionam em sistema operacional Windows. Eles farão inicialmente o cadastro no sistema, informando dados básicos de identificação, endereço de correspondência e contato. O sistema, em si, é muito intuitivo e simples, dependendo da inclusão dos dados da obra.

O Alvará de Construção Mais Fácil também prevê desconto de 20% no pagamento em parcela única da taxa de licenciamento, conforme regulamenta o Decreto nº 5.750/2022, assinado pelo prefeito David Almeida.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.