05/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Lideranças criminosas de Coari são transferidas para presídio de Manaus

Publicado em 13 de setembro, 2025

Lideranças criminosas de Coari são transferidas para presídio de Manaus

A medida busca desarticular o comando do crime organizado no interior. (Foto: Reprodução)

Quatro líderes de uma facção foram transferidos da Unidade Prisional de Coari para Manaus em uma operação conjunta entre a Polícia Militar e a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). A medida busca desarticular o comando do crime organizado que atuava de dentro do presídio do interior.

Entre os transferidos estão Evenilson Ferreira Ferreira, conhecido como “Pato” ou “Mistério”, e seu braço direito, Kaysoney Pena da Silva, o “Neyzinho da Major Zeca”. Também foram removidos Warlesson de Castro Andrade, o “Mamão”, e Erick André Rebelo Dias, apelidado de “Raridade”.

Segundo o tenente-coronel Pedro Moreira, comandante do 5º BPM, os detentos vinham utilizando celulares para ordenar ataques contra grupos rivais, sobretudo após a morte de um integrante da facção. A fragilidade do presídio, localizado dentro da cidade, favorecia a entrada de aparelhos e materiais ilícitos.

Uma revista recente resultou na apreensão de 56 celulares e diversas armas brancas, comprometendo a comunicação dos líderes. A transferência para Manaus é considerada estratégica, já que as unidades da capital contam com fiscalização mais rígida, dificultando o acesso a celulares e a continuidade das ações criminosas.

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.