03/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Professores indígenas participam da Oficina da Língua Nheengatu

Publicado em 28 de agosto, 2025

Foto: Jordana Rodrigues/Semed

Nesta quinta-feira, 28/8, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou, na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), localizado no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul de Manaus, a “Oficina da Língua Nheengatu”, voltada para professores indígenas das Escolas Indígenas Municipais (EIMs) e dos Espaços de Estudos da Língua Materna e Conhecimentos Tradicionais Indígena (EELMCTIs).

O objetivo é fortalecer as práticas de alfabetização e letramento na língua nheengatu, além de promover a revitalização, manutenção e fortalecimento linguístico e cultural entre professores e comunidades indígenas.

A ação integra as políticas educacionais de valorização das línguas indígenas e da cultura amazônica, e faz parte do projeto “Alfabetização e letramento bilíngue nas EIMs / Revitalização da língua materna nos EELMCTIs”, inserido no plano de Programas, Projetos e Ações 2025 da Gerência de Educação Escolar Indígena (GEEI).

O assessor pedagógico da GEEI, Matheus Santos, que ministrou parte da oficina, ressaltou a importância da iniciativa. “A língua nheengatu carrega a história de muitos povos. Trazer esta oficina para os professores é garantir que esse conhecimento continue vivo, sendo multiplicado dentro das salas de aula e nas comunidades. É mais do que ensinar uma língua, é fortalecer identidades”, afirmou.

A professora do espaço Tupãna Ruca, Ana Lina, destacou o impacto da formação em sua prática pedagógica. “Aprender mais sobre a nheengatu me dá segurança para trabalhar a língua com meus alunos. Além disso, é um momento de troca, onde também fortalecemos nossa cultura e nos reconhecemos dentro dela”, disse.

Identidade cultural

A língua nheengatu, considerada uma língua franca, é falada principalmente no alto e médio rio Negro. Ela preserva a identidade cultural e a história dos povos amazônicos, servindo como elo entre gerações e meio de acolhimento entre diferentes etnias.

Em diversos momentos da história, o nheengatu foi utilizado para a comunicação entre indígenas e não indígenas, e ainda hoje é símbolo de resistência e reafirmação da identidade étnica.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.