18/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

‘Georreferenciamento e regularização fundiária’ e ‘Cadastro Ambiental Rural – CAR’ são temas abordados em webseminário

Publicado em 13 de agosto, 2025

‘Georreferenciamento e regularização fundiária’ e ‘Cadastro Ambiental Rural – CAR’ são temas abordados em webseminário

A Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam), o Conselho Nacional de Justiça e a Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas promoverão, no período de 25 a 29 deste mês de agosto, das 14 às 15h, com carga horária de 10 horas/aula, o Webinário “Semana da Regularização Fundiária – Solo Seguro: Amazônia Legal”, atendendo ao que estabelece o art. 5.º do Provimento n.º 144/2023.

A Semana faz parte do Programa Permanente de Regularização Fundiária, que visa ao estabelecimento e à manutenção de diálogo permanente entre a administração pública e a sociedade para o enfrentamento da grilagem de terras. O programa também tem como objetivo fortalecer a governança fundiária, a promoção da Justiça, o acesso regular à terra, a segurança jurídica e a proteção ambiental.

Webinário

O Webinário pretende analisar a indefinição quanto à situação fundiária no Amazonas, apresentar a evolução histórica da legislação fundiária que orientou o marco legal fundiário na Amazônia e expor a necessidade de aprimorar a regularização fundiária e maximizar os benefícios das compensações de carbono, visando a um desenvolvimento mais sustentável e equitativo no Estado.

Docentes

Eduardo Carneiro Sousa – Técnico em Agrimensura com especialização em Georreferenciamento pelo IFES (1996–2000) e formação como Perito Judicial pela UBATEC (2025). Com 25 anos de experiência, atua com excelência na aplicação de normas técnicas como NBR 13133, 14166 e 17407. Desde 2020, é assistente técnico na Defensoria Pública, com foco em análises documentais, laudos e precisão em levantamentos. Conselheiro suplente do CFT pelo Amazonas, ministra palestras sobre regularização fundiária, perícia técnica e valorização dos profissionais técnicos.

Seliton Queiroz da Silva – Graduando do curso de Direito pela Faculdade Laboro. Técnico em Agrimensura, Especialista em georreferenciamento de imóveis rurais. Especializado em loteamento de imóveis urbanos, atualmente assessor de Regularização Fundiária nos municípios de Cantanhede, Parnarama, Sambaíba, Cachoeira Grande, instrutor do curso de Regularização Fundiária promovido pelo o Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão para Prefeituras, Conselheiro Titular do CRT-02.

As inscrições podem ser feitas no site da ESMAM, pelo link https://esmam.tjam.jus.br/moodle_esmam/. Informações: [email protected]

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.