20/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

FCecon lança e-book, premia trabalhos e recebe novos bolsistas

Publicado em 08 de agosto, 2025

FCecon lança e-book, premia trabalhos e recebe novos bolsistas

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) lançou, nesta sexta-feira (08/08), um e-book com resumos de projetos de pesquisa do Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic/FCecon) edição 2023-2024. O lançamento ocorreu no auditório Dr. João Batista Baldino, marcando, também, a acolhida aos 65 novos bolsistas da edição 2025-2026 e a premiação dos melhores trabalhos da edição atual do programa.

A solenidade encerrou a 14ª Jornada de Iniciação Científica da FCecon, com a participação do diretor-presidente da FCecon, Gerson Mourão, da diretora de Ensino e Pesquisa da FCecon, Kátia Torres, e da representante do órgão financiador do programa, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Any Gonçalves.

Produção científica

O e-book reúne 58 capítulos com os resultados dos projetos científicos desenvolvidos por bolsistas do Paic, sob a orientação de pesquisadores da FCecon. Os estudos contemplam diversos temas na área oncológica, como câncer de mama, colo do útero e colorretal, além de prevenção, diagnóstico e atenção multidisciplinar, destaca a coordenadora do Paic/FCecon, Valquíria Martins.

“O e-book constitui o registro oficial das pesquisas realizadas e divulgadas pelos bolsistas, conferindo legitimidade institucional, rastreabilidade acadêmica e maior visibilidade à produção científica da Fundação”, afirmou.

Bolsista

Lívia Raquel Gusmão é uma das bolsistas contempladas com a publicação. Ela desenvolveu um estudo sobre biologia molecular com foco na genômica do câncer colorretal.

“Ter o resultado da pesquisa que desenvolvi como capítulo no e-book é uma oportunidade de ver o meu trabalho ser reconhecido dentro e fora da comunidade científica, além de contribuir para o meu currículo em futuras seleções de programas de pós-graduação”, disse.

O e-book está disponível para acesso no site da FCecon (www.fcecon.am.gov.br), na aba Ensino e Pesquisa, Núcleos de Pesquisa e Produções Científicas.

Premiação

Quinze pesquisas desenvolvidas na edição 2024-2025 foram premiadas na tarde desta sexta-feira. Os primeiros cinco colocados receberam certificado de menção honrosa e troféu de acordo com a sua colocação. Os demais colocados, do 6º ao 15º, receberam certificado de menção honrosa.

A primeira colocada foi a bolsista Lívia Raquel Gusmão, com a pesquisa “Análise de variantes germinativas nos genes de reparo (MMR) em pacientes com câncer colorretal da FCecon”. O segundo colocado foi Ronald Américo da Silva, com a pesquisa “Avaliação da microbiota intestinal e perfil de mediadores imunológicos solúveis de pacientes com câncer colorretal atendidos na Fundação Cecon”.

Acolhida

A FCecon também realizou a acolhida aos 65 novos bolsistas do Paic. Os estudantes vão realizar estudos na área da Oncologia na edição 2025-2026 do programa.

De acordo com Valquíria Martins, a expectativa é incentivar ainda mais a publicação dos resultados em periódicos e eventos científicos, e garantir que o programa continue contribuindo de forma significativa para a formação acadêmica, o desenvolvimento de habilidades em pesquisa e a inovação na área oncológica.

Tags:

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.