19/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Suframa conhece produção e projeto de expansão de fabricação de botijões de gás no PIM

Publicado em 31 de julho, 2025

Suframa conhece produção e projeto de expansão de fabricação de botijões de gás no PIM

A Suframa realizou nesta quinta-feira (31) uma visita à fábrica da Gasônia Cilindros, localizada no bairro Distrito Industrial , zona Sul de Manaus. O objetivo foi acompanhar de perto o processo de fabricação de botijões de gás e conhecer o projeto de expansão da empresa, que tem se destacado, desde a sua fundação, em 2020, pela inovação e contribuição para a cadeia de produção e distribuição de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) na região.

Atualmente, a Gasônia emprega mais de 95 funcionários, operando em dois turnos e meio, e produz cerca de 40 mil botijões de 13 quilos por mês. Durante a visita, a Suframa conheceu o minucioso processo produtivo da empresa, que começa com a conformação das calotas e, em seguida, parte para as etapas de soldagem da alça e da base. O botijão passa, então, por um forno para homogeneização e por diversos testes de estanqueidade e granalha antes de ser pintado. A produção é finalizada com a colocação da válvula, garantindo um produto de alta segurança e qualidade superior.

Destaque

Um dos pontos de destaque é a qualidade do produto da Gasônia, que, segundo a empresa, é dez vezes superior à do botijão tradicional. O projeto de expansão, que está em andamento, visa aumentar a capacidade produtiva da fábrica e diversificar a linha de produtos, introduzindo botijões de 45 quilos e modelos específicos para empilhadeiras e pequenas cozinhas industriais.

“A expectativa é que a ampliação do leque de produtos contribua para a geração de mais empregos e investimentos na região”, destacou o diretor Comercial da Gasônia, José Benchimol.

Ele, ao lado do diretor-presidente da Fogás, Jaime Benchimol, acompanhou a comitiva da Suframa, composta pelo superintendente Bosco Saraiva e pelos superintendentes-adjuntos Frederico Aguiar (Executivo), Leopoldo Montenegro (Projetos) e Carlito Sobrinho (Administração), além do gerente de Projetos da SAE, Ozenas Maciel. O diretor-presidente aproveitou a ocasião para enfatizar a importância da proximidade da Suframa com as indústrias.

Suframa

“A Suframa, estando próxima das indústrias, mostra que ela quer o sucesso de todo o ecossistema. E o sucesso do ecossistema significa mais emprego, mais investimento, mais recursos para a região. Essa colaboração é crucial para superar os desafios operacionais e viabilizar inovações”, complementou José Benchimol.

O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, elogiou a atuação da empresa e disse que o objetivo da visita foi exatamente de fortalecer relações e dar suporte ao crescimento da indústria regional. “A Gasonia é uma empresa relativamente recente, mas de importância estratégica, especialmente por sua atuação na fabricação de cilindros, componentes essenciais para a cadeia de suprimentos de GLP na região e também no fornecimento de energia para a população local. Parabenizamos a atuação da empresa e nos colocamos à disposição para colaborar em seu crescimento”, disse Saraiva.

Tags:

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.