10/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

‘Eu acho muito bom esse programa’, diz beneficiária do Prato Cheio no interior

Publicado em 30 de julho, 2025

‘Eu acho muito bom esse programa’, diz beneficiária do Prato Cheio no interior

Um espaço acolhedor e com alimentação de qualidade. É assim que a dona de casa Lenilde Pinheiro, 51, descreve a importância do Prato Cheio no município de Autazes (a 113 quilômetros de Manaus) em sua rotina alimentar. O espaço faz parte das 26 unidades do programa implantadas no interior pelo Governo do Amazonas. Desde 2021, já foram servidas mais de 7 milhões de refeições nos municípios do Amazonas.

Nascida e criada no município de Autazes, Lenilde explica que os gastos com o mercado de casa foram ficando cada vez mais altos e a insegurança alimentar aparecendo. Foi nesse cenário que, há 3 anos, a unidade do programa chegou à cidade e transformou a realidade da moradora.

Dinheiro

“Nem todo mundo tem dinheiro para se alimentar nas suas casas. Eu acho muito bom esse programa. A alimentação é muito boa, tem uma nutricionista e todos nos atendem muito bem”, disse a beneficiária do Prato Cheio, Lenilde Pinheiro. 

O acolhimento da equipe fez a diferença na vida do Jofre Nascimento, que já foi morador em situação de rua e teve o apoio do Prato Cheio no momento que mais precisou na cidade de Autazes. Mesmo após conseguir um emprego, não deixou de frequentar o local.

“Vivia na rua e na praça. Agora sou marceneiro, mas quando dá umas 11h, olho no relógio e não dá mais tempo de fazer nada em casa, então venho para cá e gasto somente com a janta. Aqui me sinto acolhido”, disse o beneficiário Jofre Nascimento.

Prato Cheio

O Prato Cheio foi criado pelo Governo do Amazonas e é administrado pela Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) e pela Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental (Aadesam). A unidade em Autazes já serviu mais de 300 mil refeições desde sua inauguração, em dezembro de 2021.

O programa é dividido em dois serviços distintos: os restaurantes populares, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 11 às 13h, com refeições no valor simbólico de R$ 1; e as cozinhas populares, nas quais a sopa é gratuita e cada pessoa atendida tem direito a 1 litro de alimento, de segunda a sábado, também das 11h às 13h. Os cardápios são preparados por nutricionistas e variam de acordo com o dia da semana.

Tags:

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.