04/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Plantação de pitaya fomenta renda e integra merenda escolar na zona rural de Manaus

Publicado em 16 de julho, 2025

Plantação de pitaya fomenta renda e integra merenda escolar na zona rural de Manaus

A plantação faz parte de um projeto da Semacc, iniciado com 700 mudas fornecidas pela Prefeitura de Manaus (Foto: Carlos Oliveira/Vice-Prefeito e Márcio Melo/Seminf)

Durante o anúncio de novas obras no ramal do rio Branquinho, na zona rural, o prefeito em exercício, Renato Junior, visitou, nesta terça-feira, 15/7, uma plantação de pitaya, localizada no quilômetro 9, com cerca de 30 mil mudas, que é resultado de uma política pública iniciada pela atual gestão da Prefeitura de Manaus.

A plantação integra o projeto da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), implementado sob orientação do prefeito David Almeida, com 700 mudas fomentadas pela prefeitura. Hoje, são mais de 25 mil pés produzindo, parte da colheita, inclusive, já compõe o cardápio da merenda escolar da rede municipal.

“Esse é o resultado de um trabalho com técnica, respeito ao solo e apoio ao produtor. O que é produzido aqui vai direto para o prato das nossas crianças. E vai com dignidade”, destacou Renato Junior. Ele lembrou que, além das mudas, a prefeitura fornece adubo, calcário e implementos, e ainda garante assistência técnica contínua.

O projeto, conforme o secretário da Semacc, Wanderson Costa, faz parte da estratégia da gestão em consolidar nove polos agrícolas no cinturão verde de Manaus, gerando sustentabilidade, renda e segurança alimentar. “São áreas que antes estavam improdutivas. A pitaya chegou para transformar realidades. E com apoio técnico, os produtores estão conseguindo crédito, vendendo para o mercado e fortalecendo a merenda escolar”, afirmou.

O vereador Eduardo Alfaia, que acompanhou a visita, ressaltou o impacto político da ação. “A gestão do prefeito David Almeida e do vice-prefeito Renato Junior trata com seriedade a zona rural. Isso aqui é geração de renda, emprego e dignidade. É um modelo que precisa continuar”.

Do alto dos seus 75 anos, o patriarca da propriedade, seu Antônio, pai do produtor Allison Fernandes, resumiu com simplicidade o sentimento da família. “Hoje, estamos com 30 mil pés no chão. E o melhor é saber que isso vai alimentar crianças. Isso é maravilhoso. Gratidão à Prefeitura de Manaus. Só gratidão mesmo”.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.