#SouManaus Passo a Paço 2025 marca os 10 anos do maior festival cultural gratuito do país

#SouManaus Passo a Paço 2025 marca os 10 anos do maior festival cultural gratuito do país.

O “#SouManaus Passo a Paço 2025” se consolida como um dos maiores projetos culturais da história de Manaus. (Foto: Antônio Pereira, Clóvis Miranda, João Viana, Juan Sullivan / Semcom e Alcides Neto)

A cidade de Manaus se prepara para viver uma experiência cultural grandiosa. Nos dias 5, 6 e 7 de setembro, o centro histórico da capital amazonense será transformado em um grande palco a céu aberto para celebrar os 10 anos do “#SouManaus Passo a Paço”, considerado o maior festival gratuito de artes integradas do Brasil.

Durante o lançamento oficial do festival, realizado nesta quarta-feira, 9/7, no píer Manaus 355 do mirante Lúcia Almeida, espaços construídos e requalificados pela atual gestão, o prefeito David Almeida ressaltou o impacto do evento na cidade.

“Esse evento é um grande desafio. Assim que termina uma edição, já começamos a planejar a próxima. Para 2025, conseguimos fechar 18 patrocinadores e ainda negociamos com mais seis. Isso reduz o impacto sobre os cofres públicos e mostra o quanto o festival tem credibilidade. O dinheiro da educação é da educação, o da saúde é da saúde, o da infraestrutura é da infraestrutura, e o da cultura é da cultura. Cada centavo é aplicado com responsabilidade. O “#SouManaus” é investimento em pertencimento, em arte, em qualidade de vida para o povo de Manaus”, afirmou o prefeito.

Organizado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), o festival ocupará um perímetro de 63 mil metros quadrados, integrando arte, música, gastronomia, moda e manifestações populares em uma proposta democrática, inclusiva e sustentável.

Com 17 palcos espalhados por ruas, praças e espaços culturais do Centro, o evento contará com seis palcos principais: Mangueirão, Coreto, Alfândega, Malcher, Espaço Cultura Urbana e Espaço Moda. Cada um deles com uma identidade artística própria, proporcionando experiências únicas ao público, de grandes shows a intervenções urbanas, espetáculos de rua e exposições de artes visuais.

A retirada dos ingressos para os dias de evento, será a partir de troca de alimentos não perecíveis. As informações estarão disponíveis para a população em breve, no site do festival.

Atrações confirmadas

Durante o lançamento, foram anunciadas 17 das 19 atrações nacionais que vão embalar os três dias de programação.

No dia 5, no palco Alfândega, os artistas do segmento gospel Alessandro Campos e Fernandinho já estão confirmados; no palco Malcher, Joelma, Simone Mendes e Bruno e Marrone também já têm presenças asseguradas.

No dia 6, o palco Alfândega receberá os artistas BK, Xamã e Poesia Acústica. O palco Malcher tem a presença confirmada da banda Calcinha Preta e dos cantores Pablo do Arrocha e Ivete Sangalo.

Fechando o festival, no dia 7, Paralamas do Sucesso e MC Livinho já confirmaram presença no palco Alfândega, enquanto Gusttavo Lima, Dubdogz, Ludmilla e XandAvião estarão no palco Malcher.

Esses nomes se juntam a mais de 2 mil artistas regionais e projetos culturais locais que ocuparão os demais palcos, reforçando o protagonismo da cultura amazônica e a proposta do festival como movimento de valorização da identidade manauara.

“Vamos ter uma grande feira com edital lançado pela Manauscult nos próximos dias. Gastronomia, circo, dança, artesanato, tudo estará presente. O festival vai movimentar o turismo, o transporte e a economia criativa. A expectativa é gerar entre 8 e 9 mil empregos diretos e indiretos, dando oportunidade a quem vive da cultura”, completou David Almeida.

Legado cultural e impacto social

O presidente da Manauscult, Jender Lobato, destacou que esta será uma edição especial, não apenas pelo marco de uma década, mas pelo legado construído.

“O ‘#SouManaus’ é mais do que uma festa, é uma política cultural consolidada. No ano passado, batemos recordes de público, de arrecadação de alimentos e de artistas locais contemplados. Este ano, mais de 2 mil artistas vão se apresentar. Também teremos oficinas, ações formativas e experiências transformadoras. É um festival democrático, que dá oportunidade a quem nunca teve acesso a grandes eventos. Parabéns ao prefeito David Almeida por acreditar na cultura como ferramenta de transformação”, declarou.

Jender também destacou os investimentos em formação profissional e inclusão criativa, com oficinas de moda, gastronomia e produção cultural, ministradas por especialistas como Maurício Duarte, Marcelo Flores e o chef francês Barsolea, em parceria com o Sebrae.

Segurança e inovação

Outra novidade anunciada pelo prefeito David Almeida é a atuação da Guarda Municipal com câmeras de reconhecimento facial, reforçando a segurança de todo o perímetro do festival. A infraestrutura do evento ainda contará com áreas acessíveis, ações de sustentabilidade e espaços para comercialização de alimentos e artesanato.

Celebrando 10 edições de sucesso, o “#SouManaus Passo a Paço 2025” se consolida como um dos maiores projetos culturais da história de Manaus. Muito mais do que um festival, ele é símbolo de uma cidade viva, inclusiva e criativa, que pulsa no ritmo da arte, da diversidade e do povo manauara.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.