
O volume do rio vinha subindo desde outubro de 2024 (Foto: Dhyeizo Lemos/Semcom-Prefeito)
Depois de quase nove meses em elevação constante, o nível do Rio Negro começou a dar sinais de queda em Manaus. De acordo com o monitoramento do Porto da cidade, o rio marcou 29,01 metros nesta quinta-feira (10), o que representa uma redução de 4 centímetros desde a quarta-feira (9).
O volume do rio vinha subindo desde outubro de 2024. Agora, com o recuo registrado, especialistas acompanham o comportamento das águas para confirmar se, de fato, o ciclo da vazante se iniciou. Apesar da diminuição, o nível atual ainda está acima da faixa considerada de inundação severa.
A medição realizada pelo Porto de Manaus difere da do Serviço Geológico do Brasil (SGB), que divulga os dados hidrológicos semanalmente. A divergência ocorre devido à diferença nas metodologias e datas de atualização entre os dois órgãos — o Porto realiza medições diárias desde 1902.
Segundo o terceiro Alerta de Cheias da Bacia do Amazonas, divulgado pelo SGB, não há previsão de que a cota histórica de 30,02 metros, registrada em 2021, seja ultrapassada neste ano.
Enquanto isso, a cheia já impactou fortemente a população do estado: mais de 133 mil famílias foram afetadas, somando aproximadamente 534 mil pessoas diretamente atingidas. Entre as nove calhas de rios do Amazonas, três — Juruá, Purus e Madeira — já iniciaram o processo de vazante. As demais ainda registram níveis elevados, com os picos ocorrendo entre março e julho, dependendo da região.
Em relação à situação de emergência nos municípios, os dados mais recentes indicam que 40 cidades estão com decreto de Situação de Emergência, 15 permanecem em estado de Alerta, uma em Atenção e seis já retornaram à condição de Normalidade.
Deixe um comentário