
Foto: Divulgação/Idam
No primeiro semestre deste ano, o Amazonas registrou a emissão e renovação de 13.163 Cartões do Produtor Primário (CPP). O dado, divulgado pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), responsável pelo serviço relacionado ao documento, é 8% maior que o registrado no mesmo período de 2024.
O CPP tem validade de quatro anos, no estado, e é essencial para que agricultores familiares e produtores rurais acessem políticas públicas de fomento ao setor primário.
A diretora-presidente do Idam, Eliane Ferreira, destaca que a regularização do trabalhador rural é uma determinação do governador Wilson Lima, com objetivo de incentivar a produção rural e melhorar a renda e a qualidade de vida das famílias no campo.
“O setor primário tem sido uma prioridade para o Governo do Amazonas com diversas atividades executadas pelo Idam e, entre elas, está a emissão e renovação do CPP. O documento possibilita que os produtores acessem, por exemplo, o crédito rural e políticas públicas, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)”, explica.
Segundo trimestre
Entre abril e junho deste ano, foram contabilizadas 1.533 emissões e 4.141 renovações de CPP’s, totalizando 5.674 serviços realizados pelo Idam no que diz respeito ao documento. O trabalho foi realizado pelo instituto, por meio das 75 Unidades Locais (Unloc) e postos avançados em todos os municípios.
No período, o município de Manacapuru foi o que mais avançou na regularização dos beneficiários, com 104 inscritos e 337 renovados, totalizando 441 cartões. Os municípios de Iranduba e Itacoatiara também se destacaram, com 321 e 302 documentos regularizados, respectivamente.
Deixe um comentário