Amazonastur e Arsepam reforçam turismo seguro com ação integrada na Balsa Amarela

Foto: Lucas Silva/Amazonastur

O Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) e da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Estado do Amazonas (Arsepam), realizou nesta quinta-feira (10/07) uma ação integrada de orientação, fiscalização e sensibilização na área da Balsa Amarela, no Centro de Manaus.

A iniciativa teve como objetivo reforçar a segurança e a organização do turismo na capital amazonense, especialmente durante o período de maior fluxo de passageiros. A ação envolveu prestadores de serviços turísticos, como agências, transportadoras e guias de turismo e contou com a atuação conjunta das equipes da Amazonastur, Arsepam e Polícia Militar, por meio da Companhia de Policiamento Turístico (Politur).

Além das fiscalizações de rotina nas embarcações que operam no transporte intermunicipal de passageiros, a Arsepam oferece suporte às atividades diárias da Amazonastur no Porto de Manaus e na Manaus Moderna. A cooperação entre os órgãos contribui para a organização dos embarques e desembarques e para a segurança dos turistas.

Durante a ação, a Amazonastur reforçou a campanha “Nunca Toque, Observe”, que orienta sobre a importância da proteção da fauna silvestre em atividades turísticas.

O presidente da Amazonastur, Marcel Alexandre, destacou que o trabalho conjunto fortalece o turismo seguro e promove a formalização dos profissionais do setor. “O Governo do Amazonas vem trabalhando cada vez mais para desenvolver um turismo seguro e responsável em nosso estado. Esta ação integrada permite sensibilizar e fiscalizar os prestadores de serviços turísticos. Além disso, reforça a importância de oferecer uma experiência confiável, legalizada e consciente aos visitantes”, afirmou Marcel.

O diretor-presidente da Arsepam, Ricardo Lasmar, ressaltou a importância do acordo de cooperação técnica entre os órgãos para garantir a qualidade dos serviços oferecidos à população. “A Arsepam e a Amazonastur atuam de forma coordenada, especialmente na Manaus Moderna, com o objetivo de assegurar que as embarcações operem dentro das normas. Enquanto a Arsepam fiscaliza o transporte regular de passageiros, a Amazonastur concentra-se nas embarcações turísticas, como lanchas e fretes”, explicou Lasmar.

Cadastur

A ação também promoveu a divulgação do Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo (MTur), que incentiva a formalização dos prestadores de serviços turísticos. Empresas cadastradas recebem um certificado crucial para aproximar as empresas e turistas, aumentando a confiança e proporcionando experiências de qualidade.

Segurança para turistas

A Politur realiza atendimento diário em pontos estratégicos da cidade, garantindo uma rede de apoio aos visitantes. Para emergências ou orientações, os turistas podem acionar o número 190 ou entrar em contato pelo WhatsApp: (92) 9 8842-1769.

Edital de Chamamento Público

A Arsepam também está em fase de elaboração do edital de credenciamento das embarcações que operam no Sistema Público de Transporte Hidroviário Intermunicipal de Passageiros e Cargas (SPTHI). A iniciativa é coordenada pela Comissão de Credenciamento da agência e segue as diretrizes da Lei Estadual nº 5.604/2021, que atribui à Arsepam a competência de autorizar, inspecionar e fiscalizar esse tipo de transporte no estado.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.