Telessaúde do Amazonas ganha reforço para reduzir filas para atendimento em todo estado

Telessaúde do Amazonas ganha reforço para reduzir filas para atendimento em todo estado

Sistema conecta pacientes e profissionais via tecnologia, promovendo a inclusão e acesso aos serviços, mesmo em áreas mais afastadas. (Fotos: Arquivo / Secom)

O programa Saúde AM Digital destaca-se como uma das iniciativas mais relevantes da atual gestão estadual, direcionada à modernização do atendimento e à utilização da tecnologia para ampliar o acesso da população aos serviços públicos. Liderado pelo governador Wilson Lima, também presidente do União Brasil no Amazonas, o programa já investiu mais de R$ 25 milhões em infraestrutura, conectividade e capacitação profissional. Os resultados são visíveis: o tempo médio de espera por consultas, que superava os 100 dias, foi reduzido para apenas 19 dias, com queda significativa nas filas de especialidades como dermatologia (−26%), psiquiatria (−19%), nutrição (−14%), cardiologia e endocrinologia (−13,5%), urologia (−8,3%) e psicologia pediátrica (−6%).

Com 23 telessalas operando em Manaus e outras 37 em implantação no interior, incluindo 21 já ativas, em cidades como Manacapuru, Tefé, Humaitá, Parintins, Lábrea, Barcelos e Novo Aripuanã, o sistema está redesenhando a rede pública, conectando pacientes e profissionais via tecnologia, promovendo a inclusão, ao levar atendimento qualificado a todos os municípios.

No centro dessa transformação está a tecnologia. Por meio de plataformas digitais, o Telessaúde conecta médicos e pacientes remotamente, democratizando o acesso a especialistas em tempo real. O programa oferece teleconsultas em 13 especialidades, entre elas, neurologia, neuropediatria, dermatologia, cardiologia, endocrinologia, urologia, ortopedia, psiquiatria (geral e pediátrica), ginecologia, pediatria, psicologia e nutrição. Na área de telediagnóstico, os pacientes realizam exames como eletrocardiograma, eletroencefalograma, MAPA e Holter, todos laudos assinados por especialistas da capital e disponibilizados digitalmente em qualquer município.

Além das telessalas, todos os 62 municípios do estado já têm acesso ao sistema via aplicativo Saúde AM Digital, uma inovação que assegura atendimento mesmo nas regiões mais remotas, incluindo comunidades ribeirinhas e aldeias indígenas. Hoje, há conexão direta com profissionais qualificados: tudo na palma da mão.

Os avanços estabelecem um novo padrão de atendimento. Segundo o governador Wilson Lima, os resultados refletem uma gestão moderna, eficiente e focada em solucionar as demandas reais da população. “O Saúde AM Digital é uma revolução silenciosa, mas poderosa. Estamos economizando tempo, salvando vidas e cuidando das pessoas com respeito e dignidade. Esse é o compromisso do União Brasil: oferecer soluções reais para a nossa gente”, afirma o governador.

A modernização do sistema se reflete no aumento significativo dos atendimentos, especialmente em áreas como psicologia pediátrica (↑40%), nutrição (↑32%), psicologia geral (↑31%), endocrinologia (↑27%), psiquiatria (↑25%) e cardiologia (↑22%), conforme destaca a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud. “Ao incorporar inteligência e tecnologia ao Sistema Único de Saúde (SUS), a gestão estadual mostra que é possível unir eficiência e humanização”, reforça ela.

Trabalho Integrado

Esse salto não se limita à digitalização promovida pelo Telessaúde. Também envolve a reforma e ampliação da rede física, com obras realizadas pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb). Sedurb e UGPE têm como titular o 2º vice-presidente estadual do União Brasil, Marcellus Campêlo.

Essas ações impulsionam a modernização do sistema hospitalar, com intervenções em andamento ou concluídas, que aumentam a capacidade de atendimento e integram uma estratégia mais resolutiva para o estado. “É uma mudança de paradigma no cuidado à população. O Governo do Amazonas está estruturando a rede, dando robustez, capacitando profissionais e levando atendimento qualificado a todos, indistintamente”, destaca Marcellus Campêlo.

Próximos Passos

Entre as metas do Saúde AM Digital estão a implantação de telessalas em todos os municípios, a ampliação das especialidades médicas, a redução do tempo de espera e o incentivo à adesão dos usuários ao serviço digital, medidas que apontam para um sistema mais ágil, acessível e eficiente.

Com essas conquistas, o Amazonas se consolida como referência nacional em saúde digital. “Na prática, o União Brasil está mostrando, no Amazonas, que é possível governar com inovação, compromisso social e resultados concretos para quem mais precisa”, avalia o 3º vice-presidente do partido, Sérgio Litaiff.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.