Estudantes participam de aula extraclasse sobre preservação ambiental

Foto: Divulgação/Semed

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) promoveu, nesta quarta-feira, 9/7, uma aula extraclasse no Instituto Soka Amazônia para 73 alunos dos 6º ao 8º ano, da Escola Municipal Dom Jacson Damasceno Rodrigues, localizada na zona Leste da capital. A atividade integra o projeto “Academia Ambiental”, desenvolvido pela Ocas do Conhecimento Ambiental, em parceria com o instituto.

A “Academia Ambiental” oferece um circuito interativo com temas como plantas, abelhas, água, natureza e arqueologia. Reconhecida este ano como uma “Sala Verde” pelo Ministério do Meio Ambiente, a iniciativa promove aulas ao ar livre e práticas sustentáveis. De fevereiro a julho, cerca de 800 alunos da rede municipal já participaram das atividades, e a expectativa é alcançar 2 mil estudantes até o fim do ano letivo de 2025.

Na oportunidade, o coordenador do instituto, Jean Leão, explicou como funciona o circuito desenvolvido com os estudantes e destacou que, ao longo do ano letivo, também são realizadas ações de plantio nas escolas.

“No instituto, conduzimos um circuito interativo com os alunos da rede municipal. Além disso, promovemos o plantio nas próprias escolas, fazemos a doação de mudas para que os estudantes possam levar e cultivar em casa, e realizamos visitas prévias nas unidades escolares para plantar junto com eles”, afirmou Jean.

Para a aluna Jasmim da Silva, do 7º ano, participar dessa aula em meio à natureza foi uma experiência muito gratificante, especialmente por proporcionar a oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre o meio ambiente.

“Eu gostei muito de conhecer o Instituto Soka. Aqui, eles nos mostraram uma folha enorme que me chamou bastante atenção por ser antiga, bonita e bem grande. Também achei muito interessante a parte da demonstração sobre as abelhas. Aprendemos sobre a reprodução delas, os diferentes tipos, como a abelha-rainha, os zangões e as operárias e, no geral, gostei de tudo que vi aqui”, comentou Jasmim.

A professora Lucicleia Lopes comentou sobre a importância da visita ao instituto voltado ao meio ambiente, ressaltando os benefícios da experiência para os alunos.

“A aula extraclasse é de extrema importância para os meus alunos, porque falar sobre preservação ambiental em sala de aula é essencial, mas vivenciar na prática o contato com a natureza torna o aprendizado ainda mais significativo. A visita foi muito proveitosa, e tenho certeza de que todos sairão daqui com mais conhecimento e entendimento sobre o tema”, contou a professora.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.