Creche municipal recebe ação de Cinoterapia para auxiliar desenvolvimento de alunos

Foto: Divulgação/Semed

Em uma ação que une educação, empatia e cuidado com o desenvolvimento infantil, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com o Batalhão de Incêndio Florestal e Meio Ambiente da Polícia Militar, realizou, nesta quarta-feira, 9/7, a Cinoterapia, por meio do projeto “Cão Bombeiro, Cão Esperança”. A ação aconteceu na creche municipal Professora Dalvina do Nascimento Martins, localizada no bairro Cidade Nova, zona Norte da capital.

A iniciativa levou cães treinados para dentro do ambiente escolar, proporcionando às crianças momentos de afeto, interação e estímulo sensorial. A Cinoterapia é uma prática terapêutica que utiliza cães treinados como agentes coterapêuticos, com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento físico, emocional, cognitivo e social de crianças e adultos. No contexto escolar, essa abordagem é especialmente eficaz com crianças em processo de adaptação, com atraso na fala, dificuldades de socialização ou transtornos do neurodesenvolvimento.

Cerca de 45 crianças de 1 a 3 anos de idade, participaram da interação com os cães, sempre acompanhadas por educadores e pela equipe do batalhão, onde abraçaram os cães, demonstrando afeto, cuidado e empatia, além de brincarem de bolinhas com os animais. As atividades foram pensadas para estimular o vínculo emocional e o senso de responsabilidade, além de trabalhar a comunicação e o acolhimento.

Foto: Divulgação/Semed

A sargento Bruna Santos, da equipe da CIPcães, destaca os impactos positivos da ação no ambiente educacional. “A principal proposta da Cinoterapia é contribuir com o desenvolvimento emocional e o processo de aprendizagem das crianças. A terapia assistida com cães funciona como uma ferramenta facilitadora dentro da escola, ajudando especialmente nas verbalizações, no contato visual, no toque e na convivência em grupo. É uma prática complementar que soma ao trabalho dos pedagogos e educadores, voltada para crianças que precisam desenvolver essas habilidades socioemocionais”, explica.

A diretora da unidade, professora Silvana Menezes, ressalta os benefícios sentidos já nas primeiras interações. “Quando recebemos essa proposta, nós abraçamos com todo carinho. O brilho no olhar das crianças ao ver os cães, o toque, a curiosidade, mostra o quanto iniciativas como essa fazem diferença. É uma experiência que acolhe, acalma e transforma o ambiente escolar”, comenta.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.