
Os jogadores de handebol da Universidade Nilton Lins estão focados em conquistar o sexto título da competição. Foto: Divulgação
A Conferência Norte – Taça Amazônica de Handebol Masculino de 2025 vai começar nesta quarta-feira (09/07) na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, em Manaus, com a participação de equipes do Amazonas, Amapá e Rondônia. O torneio, organizado pela Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), garantirá duas vagas para a fase de grupos da Liga Nacional e os jogadores da Atlética Nilton Lins/CBC (AM) entrarão em quadra, a partir das 21h, contra o Rio Negro/CBC (AM) para iniciar a busca pela classificação e pelo título regional.
De tiro curto, a Taça Amazônica será realizada durante cinco dias na capital amazonense e encerrará neste domingo (13/07) à noite, também na Arena Amadeu Teixeira, local de todas as partidas da competição. No total, são oito times [seis do Amazonas, um do Amapá e um de Rondônia] divididos em duas chaves.
Pelo Grupo A, as equipes são: Novo Airão (AM), Manauense (AM), AABB/CECAB (AM) e Hand Unifap (AP). Já pelo Grupo B: Nilton Lins/CBC (AM), Rio Negro/CBC (AM), HCM/Manauara (AM) e Miners/ADPVH (RO). Pelo sistema de disputa, os confrontos serão entre os adversários da mesma chave.
Depois da estreia contra o Rio Negro/CBC, nesta quarta–feira, a Nilton Lins enfrentará o HCM/Manauara, na quinta-feira (10/07), às 17h45, e a Miners/ADPVH, na sexta-feira (11/07), no mesmo horário. As semifinais e a final ocorrerão, respectivamente, neste sábado (12/07) e domingo (13/07).
Com um treinamento intenso para a Taça Amazônica desde março, os 20 jogadores de handebol da Universidade Nilton Lins, sendo dois reforços de Rondônia, estão focados em conquistar o sexto título da competição. Em 2023, a Nilton Lins/CBC levou o vice-campeonato e ficou em 4º colocada na edição do ano passado.
Para se classificar à fase de grupos da Liga Nacional, o técnico José Carlos Ferreira aposta na boa fase do handebol da universidade. Em 2025, a equipe masculina da Nilton Lins faturou o título do Campeonato Amazonense Juvenil da modalidade. E do time campeão estadual pela categoria, quatro jogadores estão integrados ao elenco formado para a Taça Amazônica: Eduardo Pinheiro, Deric Souza, André Serrão e Gustavo William, que jogam nas posições de goleiro, central e meias (esquerdo e direito).
“Nossa expectativa é bastante grande. Vamos tentar ficar entre os dois melhores da Taça Amazônica”, disse o treinador.
Todos os atletas/acadêmicos da Nilton Lins fazem parte do Programa de Incentivo ao Esporte – desenvolvido pela Fundação Nilton Lins, em parceria com a universidade – no qual os acadêmicos e alunos que integram as equipes esportivas recebem bolsas de estudo, suporte técnico e uniformes.
Deixe um comentário