
Foto: Evandro Seixas/SES-AM
O Governo do Amazonas publicou mais dois novos editais de credenciamento para atender o Mutirão de Cirurgias Opera+ Amazonas. Um deles é para a contratação de empresas especializadas em cirurgias ginecológicas e outro para dermatológicas e vasculares. A contratação atende a meta prevista pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) no mutirão, por meio do qual serão disponibilizados 40 mil procedimentos em várias especialidades.
De acordo com a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, o mutirão, que iniciou em junho, vai oferecer 30 mil cirurgias nas unidades estaduais da capital e mais 10 mil em parceria com as prefeituras do interior, por meio de unidades hospitalares que já recebem o apoio do Governo do Estado.
“Já estamos há um mês com os hospitais Delphina Aziz, Adriano Jorge e Alfredo da Matta a todo vapor, realizando cirurgias diversas para além da rotina normal dessas unidades – à noite, nos fins de semana e feriados. Com os novos editais, vamos poder inserir outras unidades no mutirão”, observa. Esse aumento na oferta, afirma, amplia o acesso e reduz o tempo de espera dos pacientes cadastrados no Sistema de Regulação.
O objetivo dos novos editais é realizar, em um período de seis meses, 2.373 cirurgias a mais nas três especialidades, além do que já é ofertado na rotina das unidades. São 751 cirurgias ginecológicas, 500 vasculares e 1.622 cirurgias dermatológicas.
Inscrições
O credenciamento é destinado a empresas médicas aptas a oferecer consultas, exames pré-operatórios, procedimentos cirúrgicos, prescrição médica e acompanhamento pós-operatório, até a alta hospitalar, nas unidades da SES-AM.
As empresas interessadas devem fazer inscrição entre os dias 7 e 14 de julho de 2025, acessando o Protocolo Virtual no endereço protocolovirtual.amazonas.am.gov.br, procurar o Edital nº 003/2025-SES e clicar na aba “Credenciamento”. As informações, como documentação, estão no edital, disponível no portal da Secretaria de Estado Saúde do Amazonas, www.saude.am.gov.br.
Cirurgias
Desde o dia 5 de junho, o Mutirão Opera+ Amazonas está movimentando os hospitais da rede estadual de saúde, com cirurgias eletivas.
Estão realizando mutirão o Hospital Delphina Aziz, na zona norte de Manaus, a Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ) e a Fundação Hospital Alfredo da Matta (Fuham), na zona sul, executando uma programação que vai além dos procedimentos que já realizam na rotina.
Outras unidades, como a Maternidade Chapot Prevost, o Instituto da Criança do Amazonas (Icam) e o Hospital Infantil Dr. Fajardo, estão previstas para entrar na programação. A ação faz parte do programa Saúde Amazonas, que tem promovido melhorias significativas na rede pública de saúde, contribuindo para a redução das filas de espera e a otimização do atendimento hospitalar.
As especialidades ofertadas durante o mutirão incluem cirurgia geral (hérnia e vesícula), ginecologia, ortopedia, urologia, oftalmologia, proctologia e dermatologia.
Deixe um comentário